No primeiro semestre, Manaus tem alta de 10,3% em fiscalização de obras irregulares

No primeiro semestre, Manaus tem alta de 10,3% em fiscalização de obras irregulares

De janeiro a junho deste ano, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), teve alta de 10,3% nas irregularidades verificadas pela Divisão de Controle (Dicon), junto à Gerência de Fiscalização de Obras (GFO). Em 2024, foram 1.432 ocorrências no mesmo período.

No primeiro semestre deste ano, o instituto registrou alta de 25,5% de infrações por obras irregulares, sendo 187 multas neste ano e 149 no ano anterior); de 54% em interdições, com 94 ações este ano e 61 em 2024; e 200% em demolições administrativas, três no semestre e uma no ano anterior.

Notificações

Em junho, o Implurb aplicou 182 notificações que resultaram em 28 infrações, 20 embargos e 17 interdições.

Na Gerência de Fiscalização de Postura (GFP), o Implurb registrou 721 notificações, aplicando ainda 46 multas, 10 embargos, duas interdições e quatro demolições, no primeiro semestre.

Fiscalização

As fiscalizações são realizadas pelas gerências da Dicon, por meio de denúncias, demandas de órgãos municipais e estaduais, e rota diária da equipe de fiscais nas ruas.

“Contamos com o apoio da população para melhorar a urbanidade e preservar os espaços coletivos da cidade. É fundamental entender que as áreas públicas não podem ser ocupadas de forma irregular, nem as calçadas e vias obstruídas. Isso compromete o direito de ir e vir e afeta toda a coletividade”, destacou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque Denúncia, pelo 3673-9305 (segunda a sexta, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos), ou pelo 161 (segunda a sexta, das 8h às 14h), ou pelo e-mail [email protected].

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.