
Evento no Rio Grande do Sul reuniu indústria, especialistas e órgãos técnicos para debater inovação e regulação no setor de pesagem. (Foto: Divulgação)
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) juntamente com sua Superintendência no Estado do Rio Grande do Sul (Surrs) participaram, no dia 3 de julho, do Pesos & Medidas Summit 2025 (P&M Summit), realizado no Hotel Intercity, em Canoas, Rio Grande do Sul.
O evento reuniu representantes da indústria, fabricantes de balanças, laboratórios de calibração, órgãos técnicos e especialistas, além de contar com a presença do Imetro-SC, órgão delegado da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – RBMLQ-I em discussões sobre boas práticas, novas tecnologias e os desafios da metrologia aplicada à grandeza massa. O superintendente da Surrs, Omer Pohlmann Filho, também esteve presente e acompanhou as discussões ao longo do evento.
O diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Morais, abriu o evento abordando a atuação das oficinas permissionárias, os limites entre a manutenção e a modificação dos modelos e os projetos voltados à eficiência e à inovação no controle metrológico.
Segundo Morais, o diálogo com a indústria é essencial para construir soluções conjuntas com base nos requisitos, processos e limitações do Inmetro. “Este tipo de discussão tem valor inestimável, que demonstra o alto grau de maturidade da indústria brasileira e contribui muito para o desenvolvimento da metrologia legal como um todo”, afirmou.
A Surrs também teve participação ativa no evento. O pesquisador tecnologista Cristol Gouvêa abordou os avanços no controle metrológico, a atuação de entidades privadas e os caminhos para ampliar a capilaridade da fiscalização.
Gouvêa ressaltou que a integração entre os diferentes setores é fundamental para decisões mais equilibradas e sustentáveis o campo regulatório. Segundo ele: “O Pesos & Medidas Summit é uma iniciativa de grande relevância para o setor de pesagem, pois fortalece o papel da metrologia legal como instrumento de proteção ao consumidor, garantia da concorrência leal e promoção da qualidade nos produtos e serviços”.
A programação incluiu palestras técnicas sobre pesagem rodoviária, células de carga digitais, balanças de fluxo contínuo e as diferenças entre a calibração e os ensaios metrológicos. O encerramento foi marcado pelo painel “Inmetro sem filtros”, conduzido por Marcelo Morais, com espaço aberto para dúvidas do público.
O evento reafirmou a importância da articulação entre os diferentes atores da metrologia legal e destacou o papel do Inmetro na promoção da confiança e da modernização dos processos regulatórios no país.
Deixe um comentário