Inmetro abre Seminário de Metrologia Aeronáutica e reforça cooperação com a Força Aérea Brasileira

Inmetro abre Seminário de Metrologia Aeronáutica e reforça cooperação com a Força Aérea Brasileira

Parceria estratégica visa ampliar rastreabilidade e inovação no setor aeroespacial. (Foto: Divulgação)

Na última terça-feira, 1º de julho de 2025, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), representado pela diretora de metrologia científica, industrial e tecnologia, Danielle Assafin, realizou a palestra de abertura do Seminário da Metrologia Aeronáutica (Semetra), com o tema “rastreabilidade metrológica e apoio técnico para o complexo industrial aeroespacial”.

Em sua 16ª edição, o Semetra é promovido a cada 2 anos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), órgão central do Sistema de Metrologia Aeroespacial (Sismetra), através do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). A participação histórica do Inmetro no evento demonstra o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento e aplicação da ciência das medições nas atividades aeroespeciais.

A cooperação técnica entre Inmetro e IFI inclui a promoção conjunta de ações de capacitação, o provimento de serviços técnicos especializados, notadamente calibração e ensaio, acreditação de laboratórios e organismos de certificação de produtos e sistemas, além de apoio técnico por meio da disponibilização de especialistas.

“Para o Inmetro, é motivo de grande satisfação prover há décadas a rastreabilidade das medições para o sistema aeroespecial brasileiro, impactando positivamente na confiabilidade do controle do espaço aéreo, na manutenção das aeronaves da Força Aérea Brasileira e na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia aeroespecial”, ressalta Danielle Assafin.

Na abertura, Assafin apresentou o trabalho do Inmetro para a manutenção e desenvolvimento das capacidades de medição e calibração nacionais. Foram também mencionados os desafios de aprimorar os sistemas de padronização primária, em prol da soberania e desenvolvimento científico nacional, de ampliar o grau de cobertura dos serviços metrológicos às necessidades da indústria, reduzindo o Custo Brasil, e de intensificar as ações de apoio técnico às autoridades reguladoras e ao setor produtivo, provendo suporte às decisões regulatórias, à avaliação da conformidade e à inovação.

“As demandas que atendemos para a metrologia aeronáutica são, na maior parte, das áreas da mecânica e da elétrica, por meio da calibração de capacitores, blocos padrão, medidores de corrente elétrica, resistores, células de carga, entre outros, mas também prestamos serviços relacionados a metrologia ótica, acústica e vibrações. Por meio da cooperação entre as instituições, podemos avançar no desenvolvimento de outras rastreabilidades, ampliando o grau de cobertura nacional às necessidades do sistema”, afirmou Danielle.

No segundo dia de participação, Inmetro aprofunda desafios da metrologia moderna

No dia 2 de julho, o Inmetro também contribuiu com duas palestras ministradas pelo chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa e coordenador do Centro de Inteligência Artificial do Instituto (CIAI), Charles Prado. Os temas abordados foram “IA na metrologia: confiança e segurança” e “A educação em infraestrutura da qualidade no Inmetro”, destacando iniciativas voltadas à inovação tecnológica e à formação de profissionais na área.

Fortalecimento institucional

A participação do Inmetro no evento incluiu a visita aos laboratórios de calibração do IFI, bem como reuniões bilaterais com outros departamentos da Força Aérea Brasileira, com vistas a ampliar os laços de parceria e cooperação técnica entre Inmetro e Aeronáutica.

“Identificamos que a competência do Inmetro no desenvolvimento e validação de métodos, provimento de ensaios e apoio técnico na identificação de problemas metrológicos possui sinergia com projetos relevantes e que, por isso, o Inmetro pode contribuir ainda mais com a Aeronáutica brasileira e seus desafios”, concluiu Danielle.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.