
Rio Amazonas tem maior período de cheia severa em 4 anos
As chuvas frequentes na região Norte causam diversos transtornos, dentre eles a elevação dos níveis dos rios que muitas vezes chegam às cotas de inundação. Em alguns casos, os volumes acumulados de chuva são tão elevados que o patamar alcança a chamada inundação severa, que por sua vez provoca danos intensos ao município, segundo a classificação do Serviço Geológico do Brasil.
Inundação severa
É neste patamar que se encontra o rio Amazonas na cidade Itacoatiara, que começou o mês de julho com 21 cm acima da inundação severa, que é de 14,20 m.
Ainda pelos dados do Serviço Geológico, o nível mais alto foi atingido em 16 de junho, com 14,43 m. Desde o dia 16 de maio, o ponto de medição mencionado está em inundação severa, com um total de 46 dias nesta situação até o início de julho, ou um mês e meio aproximadamente.

Nível do rio Amazonas em Itacoatiara está na cota de inundação severa desde meados de maio. (Fonte: Serviço Geológico Brasileiro)
A cheia continua?
Normalmente, o período chuvoso na região vai até o mês de maio, mas em alguns anos pode se estender até julho. A primeira quinzena de julho de 2025 ainda será chuvosa nas áreas de captação dos rios da região Norte. Dessa forma, a previsão da Climatempo indica que ainda há condições para manutenção dos altos níveis dos rios, inclusive com a o risco de continuidade da inundação severa.
O mapa abaixo mostra a estimativa do volume de chuva para o período de 1 a 15 de julho de 2025. Nos tons avermelhados, o total acumulado no período pode chegar aos 200mm.

Volume de chuva estimado oara o período de 1 a 15 de julho de 2025 (Fonte: ECMWF)
Deixe um comentário