Suframa participa de ato simbólico que marca transmissão de cargos na Ufam

Suframa participa de ato simbólico que marca transmissão de cargos na Ufam

Em uma cerimônia com direito a ritual indígena, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou, nessa sexta-feira (4) à noite, do ato simbólico que marcou a transmissão de cargos para a nova gestão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O evento foi realizado no Auditório Eulálio Chaves, no Mini-Campus, com a presença da reitora eleita, Tanara Lauschner, e do vice-reitor Geone Maia, ambos empossados no dia anterior.

A Suframa foi representada pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, que destacou a participação como importante para o fortalecimento da parceria entre as instituições, por um mundo acadêmico cada vez mais compromissado com a região e com a formação de novos profissionais para a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Suframa

“A Suframa é que administra os incentivos da Zona Franca de Manaus e conta com a parceria da universidade, que é um berço de formação acadêmica e que gera esses profissionais para serem absorvidos no Polo Industrial de Manaus. Então, mais próxima da academia, a Suframa consegue incentivar ainda mais que o Polo Industrial consiga, de fato, prosperar e que a demanda por trabalhadores possa ser suprimida pelas universidades, que aqui hoje, no caso, é a Ufam”, salientou Montenegro, acompanhado na cerimônia do gerente da Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel.

Reitoria

Tanara Lauschner tomou posse como reitora após vencer o segundo turno da consulta acadêmica e ser eleita em abril deste ano. O decreto com a nomeação foi publicado na quarta-feira (2), assinado pelo presidente Lula.

A transmissão de cargo foi feita por Sylvio Puga — que esteve à frente da Ufam por oito anos —, e também oficializou a nomeação de pró-reitores, diretores de órgãos suplementares e assessores.

Professora do Instituto de Computação da Ufam desde 2002, Tanara Lauschner também já foi pró-reitora de Inovação Tecnológica na instituição. Ela e Geone Maia Corrêa ficam no mandato entre o período de 2025 e 2029.

Ministra

Entre as outras personalidades presentes, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, declarou que conhece a história da nova reitora e disse que ela tem tudo para realizar uma grande gestão à frente da Ufam.

“A universidade vai caminhar passo a passo com a agenda de desenvolvimento. Esse conceito que a gente tem, de ciência e tecnologia, tem que servir para que produtos e serviços melhorem a qualidade de vida da nossa gente. E Tanara é uma mulher experiente. Fico muito honrada de poder participar desse momento em que ela assume essa reitoria e essa universidade tão estratégica”, declarou a ministra, que também cumpriu uma agenda na Suframa, nessa sexta-feira, com reunião na sede da Autarquia e visitas a fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Tags: Suframa, Ufam
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.