
Suframa participa de ato simbólico que marca transmissão de cargos na Ufam
Em uma cerimônia com direito a ritual indígena, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou, nessa sexta-feira (4) à noite, do ato simbólico que marcou a transmissão de cargos para a nova gestão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O evento foi realizado no Auditório Eulálio Chaves, no Mini-Campus, com a presença da reitora eleita, Tanara Lauschner, e do vice-reitor Geone Maia, ambos empossados no dia anterior.
A Suframa foi representada pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, que destacou a participação como importante para o fortalecimento da parceria entre as instituições, por um mundo acadêmico cada vez mais compromissado com a região e com a formação de novos profissionais para a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Suframa
“A Suframa é que administra os incentivos da Zona Franca de Manaus e conta com a parceria da universidade, que é um berço de formação acadêmica e que gera esses profissionais para serem absorvidos no Polo Industrial de Manaus. Então, mais próxima da academia, a Suframa consegue incentivar ainda mais que o Polo Industrial consiga, de fato, prosperar e que a demanda por trabalhadores possa ser suprimida pelas universidades, que aqui hoje, no caso, é a Ufam”, salientou Montenegro, acompanhado na cerimônia do gerente da Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel.
Reitoria
Tanara Lauschner tomou posse como reitora após vencer o segundo turno da consulta acadêmica e ser eleita em abril deste ano. O decreto com a nomeação foi publicado na quarta-feira (2), assinado pelo presidente Lula.
A transmissão de cargo foi feita por Sylvio Puga — que esteve à frente da Ufam por oito anos —, e também oficializou a nomeação de pró-reitores, diretores de órgãos suplementares e assessores.
Professora do Instituto de Computação da Ufam desde 2002, Tanara Lauschner também já foi pró-reitora de Inovação Tecnológica na instituição. Ela e Geone Maia Corrêa ficam no mandato entre o período de 2025 e 2029.
Ministra
Entre as outras personalidades presentes, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, declarou que conhece a história da nova reitora e disse que ela tem tudo para realizar uma grande gestão à frente da Ufam.
“A universidade vai caminhar passo a passo com a agenda de desenvolvimento. Esse conceito que a gente tem, de ciência e tecnologia, tem que servir para que produtos e serviços melhorem a qualidade de vida da nossa gente. E Tanara é uma mulher experiente. Fico muito honrada de poder participar desse momento em que ela assume essa reitoria e essa universidade tão estratégica”, declarou a ministra, que também cumpriu uma agenda na Suframa, nessa sexta-feira, com reunião na sede da Autarquia e visitas a fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Deixe um comentário