Sebrae-AM inaugura sede própria em Presidente Figueiredo

Sebrae-AM inaugura sede própria em Presidente Figueiredo

O Sebrae Amazonas inaugurou, nesta sexta-feira, 4 de julho de 2025, mais uma unidade de atendimento no estado, desta vez no município de Presidente Figueiredo. Localizada na Rua Andirás, Setor 1, Lt 4, Quadra 18 – Centro da cidade, a nova sede passa a integrar a rede crescente de escritórios do Sebrae no Amazonas, fortalecendo sua presença no interior e marcando um novo capítulo no apoio aos pequenos negócios da região.

A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amazonas, Antonio Carlos da Silva, além da diretoria executiva da instituição, formada pela diretora-superintendente Ananda Carvalho Normando Pessôa, pela diretora técnica Lamisse Said da Silva Cavalcanti, e pela diretora administrativa e financeira, Adrianne Antony Gonçalves. A nova unidade recebe o nome da atual diretora técnica, em reconhecimento à sua trajetória.

Nove sedes no interior

Com esta inauguração, o Sebrae passa a contar com nove sedes no estado, localizadas nos municípios de Tabatinga, Coari, Manacapuru, Tefé, Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Santa Isabel do Rio Negro e agora Presidente Figueiredo.

Durante a cerimônia, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amazonas, Antônio Carlos da Silva, destacou a importância da interiorização da instituição.

“Começamos um processo de levar o Sebrae cada vez mais para o interior, justamente para atender as vocações dos nossos municípios. Queremos levar capacitação e gerar renda local. Uma das maiores ferramentas que temos para isso é o Empretec, que ajuda o micro e pequeno empreendedor a crescer, inclusive no interior”.

Turismo e economia

Ele também reforçou a vocação turística de Presidente Figueiredo.

“O turismo é muito forte aqui, e o Sebrae tem o papel de apoiar esse setor como gerador de emprego e renda. Por isso, estamos trazendo também parcerias como a Afeam, com crédito para pequenos empreendedores”, destacou.

Com 398 m² de área construída, a sede abriga duas salas de aula com capacidade para 50 pessoas cada, que, integradas, formam um auditório para até 100 participantes. Desde o lançamento da pedra fundamental em novembro de 2022, a construção vem sendo acompanhada por parceiros e lideranças locais.

Atendimentos

Nos últimos 10 anos, o Sebrae realizou mais de 35 mil atendimentos em Presidente Figueiredo, beneficiando 11.500 clientes com soluções de orientação empresarial, capacitações e serviços especializados.

“Com a inauguração da nova sede, vamos intensificar as ações voltadas ao ecoturismo e turismo de aventura, além de ampliar consultorias, oficinas e orientações para quem quer abrir ou fortalecer seu negócio. Já estamos com uma equipe fixa em Presidente Figueiredo, pronta para atender diariamente e identificar as demandas locais. Nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo, fortalecer a Sala do Empreendedor, que já é referência, e oferecer capacitações alinhadas às vocações do município”, disse a diretora-superintendente Ananda Carvalho Normando Pessôa.

Durante a cerimônia de inauguração, a diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Said da Silva Cavalcanti, falou sobre a importância da nova sede e a homenagem que recebeu ao dar nome ao prédio.

“É uma grande emoção e honra ter meu nome em um prédio do Sebrae em Presidente Figueiredo, município que carinhosamente chamamos de ‘Xodó do Sebrae’. Já desenvolvemos diversos projetos aqui ao longo dos anos e, com essa nova sede, vamos intensificar nossa atuação com mais ações, consultorias, oficinas, cursos e atendimento direto à população. O Sebrae estará de portas abertas para apoiar os empreendedores locais”.

Evento

Durante o evento, a diretora administrativa e financeira, Adrianne Antony Gonçalves, destacou o papel essencial da nova sede na oferta de capacitação e apoio jurídico aos empreendedores locais.

“Quando o empresário começa sozinho, sem a regularização adequada, ele se torna mais vulnerável. Já com orientação técnica e segurança jurídica, tem acesso a crédito, melhora a gestão financeira e multiplica seus recursos, o que se traduz em negócios mais produtivos e em uma economia mais forte. É exatamente isso que buscamos: que o crescimento individual contribua diretamente para o desenvolvimento do município”.

A trajetória do Sebrae no município teve início na década de 1980, quando as primeiras ações itinerantes foram realizadas com orientação técnica a produtores e divulgação de linhas de crédito. Na década de 1990, o Diagnóstico Socioeconômico identificou vocações locais como turismo, piscicultura familiar e artesanato em fibra vegetal, norteando ações e capacitações específicas.

Programas de impacto

De 2023 a 2024, diversos programas estruturantes reforçaram o papel do Sebrae no município:

Cidade Empreendedora: Presidente Figueiredo foi o primeiro município do Amazonas a aderir ao programa, beneficiando 1.500 empreendedores em mais de 100 atividades. A renovação em 2024 incluiu ações em desburocratização, compras públicas e educação empreendedora.

Sala e Caravana do Empreendedorismo: A Sala se consolidou como referência estadual, inspirando outros 11 municípios a adotarem o modelo.

Piscicultura e Regularização Fundiária: Por meio do Convênio nº 08/2024 com a Sepror, imóveis de piscicultores estão sendo georreferenciados, facilitando o acesso a crédito rural e ao licenciamento ambiental.

Educação Empreendedora: Professores da rede municipal recebem formações continuadas com foco em empreendedorismo.

Articulação com parceiros

A nova sede se tornará um ponto estratégico de articulação entre o Sebrae Amazonas e diversos parceiros locais e estaduais. Entre eles estão a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo; o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM); a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM); a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM); além de instituições de apoio técnico, lideranças comunitárias, cooperativas, universidades.

Panorama empresarial

Com 33.004 habitantes, segundo estimativas do IBGE (2024), o município de Presidente Figueiredo apresenta um perfil empresarial dinâmico, composto por 2.377 empresas ativas, conforme dados da Receita Federal (junho de 2025).

Desse total, 1.140 são Microempreendedores Individuais (MEI), o que representa 48% do universo empresarial local. As Microempresas (ME) somam 767 registros (32%), enquanto as Empresas de Pequeno Porte (EPP) contabilizam 152 unidades, correspondendo a 6,4% do total de empresas no município.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.