
Projeto de dança promove arte e cultura hip-hop hoje, no São Geraldo
Com objetivo de difundir e fortalecer a cultura hip-hop em Manaus, o projeto Tradição Radical Negra e a Cultura Hip Hop na Améfrica Ladina tem mobilizado fãs e simpatizantes do estilo de dança norte-americano na capital.
Desde a última quinta-feira (3) a ação vem acontecendo em espaços de dança da cidade e, neste sábado, 5, das 17h30 às 18h30, será a vez do Centro de Artes Márcia Costa, localizado na Avenida Djalma Batista, 1005, nos altos da loja Art Lustres, bairro São Geraldo, zona Centro-sul.
O projeto consiste em um curso de formação prático-teórico em fundamentos técnicos do Hip Hop Freestyle e do Breaking através da perspectiva da Tradição Radical Negra, que é o acúmulo de práticas e ações desenvolvidas pelos negros desde o período da colonização e que nega radicalmente a condição de escravização e subalternização frente ao sistema de opressão sobre seus corpos e humanidade.
Oficina
A oficina de dança é ministrada pela artista performer da dança e mestra do Programa de Pós-Graduação Acadêmico da Universidade Federal da Bahia – PPGDANÇA/UFBA, Louise Lucena (Ifadamilare Ojeyimika). Membro integrante da Crew Bsbgirls/DF, Lucena possui amplo repertório dentro das danças urbanas e reconhecimento nacional por suas contribuições dentro da cultura Hip Hop e comunidade do Breaking.
“O intuito desse projeto é capacitar a comunidade da cultura hip-hop na cena da dança em Manaus. Para mim, está sendo uma oportunidade incrível e maravilhosa transmitir toda minha experiência para os amantes desse estilo, contribuindo assim para o fortalecimento dessa importante arte que é o hip-hop”, afirmou a ministrante.
Projeto
Na última quinta-feira, 3, o projeto aconteceu na Instituição Cultural e Educacional Arte Sem Fronteiras, que fica no Centro de Manaus, e mobilizou mais de 30 dançarinos. Já na sexta, 4, a oficina foi realizada na Escola de Dança Art Factory, no bairro Dom Pedro.
O projeto Tradição Radical Negra e a Cultura Hip Hop na Améfrica Ladina foi selecionado pelo Edital Hip-Hop de Chamamento Público n° 004/2024 da Prefeitura de Manaus, e contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de fomento à cultura, realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Deixe um comentário