Nova variante de Covid avança e tem sintoma específico: rouquidão

Nova variante de Covid avança e tem sintoma específico: rouquidão

Uma nova variante da Covid-19 foi detectada no Ceará: sete testes identificaram o vírus conhecido como XFG, conforme confirmou a Secretaria de Saúde do Estado. Além do Brasil, essa variante já foi detectada em 38 países, de acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Em 25 de junho, a OMS colocou essa variante sob monitoramento e liberou um documento de avaliação de risco dessa variante que está sob monitoramente do órgão.

Apesar da rápida disseminação, “o risco adicional para a saúde pública representado por XFG é avaliado como baixo em nível global”, de acordo com o documento oficial. A Organização ainda considera que “as vacinas contra a COVID-19 atualmente aprovadas devem permanecer eficazes contra esta variante para doenças sintomáticas e graves”.

Qual o principal sintoma da nova variante de covid-19?

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Nebraska (EUA), o principal sintoma da variante XFG da covid-19 é a rouquidão. A variante costuma deixar a garganta seca e irritada, modificando a voz dos pacientes.

Sintomas

Além da rouquidão, a variante causa sintomas típicos da primeira onda da Covid-19, como:

Respiração encurtada;

Perda do olfato e paladar;

Perda de apetite.

Nova variante é mais grave?

Não há estudos relatados ou publicados sobre o impacto da XFG nos resultados clínicos. No entanto, a OMS reforça que ” a vigilância clínica de rotina não indica quaisquer sinais de aumento da gravidade associada à XFG, em comparação com as variantes circulantes anteriormente”, reforça o documento oficial.

No entanto, o virologista Lawrence Young, professor da Universidade de Warwick (Inglaterra), reforçou ao The Mirror que essa variante possui uma mutação que a torna muito mais infeciosa, já que a ajuda a “escapar” do sistema imunológico.

“O aumento da competitividade do XFG e do XFG.3 provavelmente se deve a novas mutações de pico que tornam essas variantes mais capazes de escapar da resposta imunológica”, considerou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.