Galeria do Largo celebra 20 anos com exposição que une arte e educação no Amazonas

Galeria do Largo celebra 20 anos com exposição que une arte e educação no Amazonas

Mostra “Criaturas” abre programação comemorativa com obras de professores-artistas da rede pública. (FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)

A Galeria do Largo, um dos principais centros de arte contemporânea da Região Norte, iniciou nesta sexta-feira (4) as celebrações pelos seus 20 anos de atuação com a abertura da exposição “Criaturas”, assinada pelo Coletivo Diálogos Artísticos — grupo formado por professores da educação básica da rede pública do Amazonas.

A mostra, apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, inaugura uma programação especial que se estenderá ao longo do segundo semestre, com exposições, oficinas e outras atividades voltadas à valorização da produção artística local.

Com duas décadas de história, a Galeria do Largo já recebeu cerca de 250 mil visitantes, consolidando-se como referência em artes visuais no estado. “O mais importante nesta celebração é destacar a diversidade da produção artística do nosso estado, conectada também com o cenário nacional”, afirmou o curador Cristovão Coutinho.

A exposição “Criaturas” reúne 23 artistas-professores e propõe uma imersão em obras que transitam entre a ludicidade, a crítica social e a experimentação. São pinturas, fotografias, vídeos e textos que buscam despertar o olhar sensível e aproximar a arte do cotidiano.

Para a professora e curadora Raquel Mattos, a mostra promove uma reflexão leve, mas carregada de simbolismo. “Queríamos criar uma experiência acessível, divertida e interativa, que contrastasse com o cotidiano exaustivo da sala de aula. A exposição tem humor, mas também potência crítica”, explicou.

A professora e artista Gisele Riker, que apresenta uma obra baseada em sua pesquisa de mestrado, destaca a importância do projeto para reconectar o educador ao fazer artístico. “Esse reencontro com a arte nos fortalece enquanto professores e enquanto criadores. Mostra que esses dois mundos podem coexistir.”

Além de “Criaturas”, a Galeria do Largo receberá mais duas exposições comemorativas nos próximos dias. Na quarta-feira (9), será aberta a mostra da artista indígena Auá Mendes; e, na sexta-feira (11), entra em cartaz a exposição “Entre os Mundos”, do Estúdio Buriti.

A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta a domingo, das 15h às 20h. A Galeria do Largo fica no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.