
A seleção irá competir o Torneio Norte/Nordeste de Seleções 2025 que ocorrerá na cidade de Fortaleza, em julho. (Foto: Divulgação)
O atleta amazonense, Roberto Chaves, de 16 anos, é um dos 42 convocados para integrar a Seleção Amazonense de Natação que competirá o Torneio Norte/Nordeste de Seleções 2025 que ocorrerá em julho, na cidade de Fortaleza (CE). A solenidade de apresentação da delegação ocorreu na noite de sexta-feira (4/7) no Le Reve, localizado na Av. Boulevard Álvaro Maia, Centro.
Esta é a segunda vez que o atleta é convocado para a Seleção Amazonense de Natação e diz estar muito feliz pela conquista. “É uma chance de competir ao lado dos melhores do estado, de crescer como atleta e levar comigo o nome do Amazonas em uma competição de alto nível, como o Norte/Nordeste. Estou determinado a dar o meu melhor”, disse empolgado.
O atleta começou a nadar em 2020, em plena pandemia, e já em 2023, Roberto se destacou como campeão amazonense em sua categoria: o nado de costas. Em 2024, o atleta conquistou o título de melhor nadador juvenil no estilo costas do Amazonas, com dois recordes de campeonato estabelecidos.
Todo o esforço e dedicação é revelado nas competições. Atualmente, o atleta acumula quase 100 medalhas. De acordo com Roberto, cada uma tem muita importância e representa uma etapa da evolução como atleta. “Mais importante do que as medalhas é saber que estou melhorando cada vez mais”, pontuou.
Preparação
Para o Torneio Norte/Nordeste de Seleções 2025, o atleta disse que os treinos estão mais intensificados, tanto na água quanto na parte física.
Roberto treina de 6 a 7 vezes na semana, uma média de 42 km de treino por semana, e a duração do treino é de duas horas por dia.
“Grande parte do treino é direcionado para resistência aeróbica e anaeróbica. E, nessa fase de reta final de preparação para o Norte e Nordeste de Seleções, tentamos sempre treinar ele no ritmo de suas provas principais. A rotina dele de treinos ainda conta com a preparação física duas vezes na semana com duração de 1 hora”, disse o treinador, Lucas Nascimento.
Para o atleta, o objetivo é chegar bem preparado e competitivo. “Tenho treinado muito todo dia. A gente está ajustando detalhes técnicos, principalmente nas minhas provas de costas, e focando em melhorar os tempos. O objetivo
Roberto explica que representar o Amazonas é sempre muito significativo. “Eu levo comigo não só a bandeira do Amazonas, mas também o sonho de muitos atletas da nossa região que batalham todos os dias. Quero ser um exemplo positivo para outros jovens da nossa região e mostrar que, com dedicação, a gente pode alcançar grandes resultados mesmo vindo de longe dos grandes centros”, finalizou.
Deixe um comentário