Secretaria faz entrega de mais de 470 cadeiras de rodas no primeiro semestre de 2025

Secretaria faz entrega de mais de 470 cadeiras de rodas no primeiro semestre de 2025

O Governo do Amazonas segue com as entregas de cadeiras de rodas pelo programa “Inclusão sobre Rodas”. No primeiro semestre de 2025, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), mais de 470 pessoas foram contempladas com as ações na capital e no interior do Amazonas.

A iniciativa inclui Organizações da Sociedade Civil (OSCs), entregas em domicílio na capital para pessoas sem condições de deslocamento e em vulnerabilidade social, além de ações itinerantes no interior do Amazonas.

Cadeiras

De acordo com a secretária titular da SEPcD, Selma Nunes, até o fim deste mês de julho, a secretaria terá alcançado aproximadamente 700 cadeiras entregues às pessoas com deficiência desde o início do programa. O foco é cumprir a meta de zerar a fila de espera pela doação de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência (PcD) e em vulnerabilidade social.

“Desde o início do programa já entregamos mais de 600 cadeiras de rodas para a população, seja em domicílio ou em ações itinerantes do governador Wilson Lima. Somente nesta última ação, em Lábrea, entregamos 29 cadeiras do tipo universal e postural. O nosso objetivo é seguir atendendo à PcD e assegurando seu direito em todos os locais”, enfatizou.

Beneficiados

Ao todo, os municípios de Manaus, Parintins, Barcelos, Humaitá, Nhamundá, Tapauá, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Lábrea receberam as ações, com repasses que compõem cadeiras do tipo universal, para banho e postural, de acordo com a especificação fornecida pelo solicitante.

Para a mãe atípica Marcela Silva, de 24 anos, a cadeira será um equipamento essencial para a mobilidade e rotina na vida de sua filha Marjorie Cristiane, uma menina de 6 anos com artrogripose múltipla congênita (AMC).

Entrega

Contempladas por meio da entrega da SEPcD para a Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), realizada no mês de junho, ela foi uma das 19 pessoas que tiveram sua vida mudada pelo Governo do Amazonas.

“Como ela tem essa síndrome eu tenho grande dificuldade de andar com ela pelos lugares, mas por meio da Adefa e da SEPcD eu tive essa facilidade para conseguir a cadeira para ela. Agora poderei levá-la para a escola com uma maior facilidade, pois eu a levava carregada e agora não precisarei mais”, enfatizou Marcela.

Solicitação de cadeiras

A solicitação pode ser de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sede da SEPcD, localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, Parque das Laranjeiras – Flores; ou de forma on-line, com o envio de todos os documentos para o e-mail: [email protected]

O beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, foto de corpo inteiro, telefone para contato, e-mail, cartão do SUS, laudo médico com CID e prescrição de cadeira de rodas. Caso o solicitante seja menor de idade, é necessário apresentar a documentação de identificação do responsável legal.

Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. O procedimento define qual tipo de cadeira será disponibilizada. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e para banho.

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