Prefeitura anuncia criação da Polícia Municipal e gratificação para agentes da Romu durante formatura em Manaus

Prefeitura anuncia criação da Polícia Municipal e gratificação para agentes da Romu durante formatura em Manaus

O encerramento da formação marca um novo capítulo na história da Guarda Municipal de Manaus, com foco em valorização profissional, qualificação e fortalecimento da segurança pública (Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito)

Em um momento simbólico para a segurança pública da capital, o prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta quinta-feira, 3/7, da formatura do 2º Curso Tático de Operador Romu (CTOR), realizada na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste da cidade.

Durante a cerimônia, o prefeito fez um importante anúncio: enviará à Câmara Municipal de Manaus (CMM), após o recesso legislativo, um Projeto de Lei que garante gratificação de 25% no salário dos agentes que atuam na Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

“Esse tipo de curso é muito difícil e o número de inscritos foi enorme, o que demonstra o compromisso de vocês com a cidade. Por isso, vou mandar à Câmara um projeto de lei autorizando uma gratificação de 25% no salário dos operadores da Romu, como reconhecimento a essa dedicação que vocês têm demonstrado”, declarou o prefeito.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal também antecipou uma grande transformação estrutural: a criação da Polícia Municipal de Manaus, alinhada à emenda constitucional aprovada pelo Senado Federal que permite essa mudança. Segundo ele, a capital amazonense terá dois formatos de corporação: a atual Guarda Municipal, com atuação patrimonial, e a nova Polícia Municipal, com atribuições operacionais e armadas.

“Nós vamos ocupar o espaço que nos cabe na segurança pública. A Polícia Municipal de Manaus será realidade. Não estamos aqui para substituir nenhuma força, mas para somar. A segurança pública é responsabilidade do Estado, mas é missão de todos, e a prefeitura vai seguir contribuindo com firmeza”, enfatizou David Almeida.

Ao lado do titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Siqueira, o prefeito destacou que a gestão já contratou 250 agentes aprovados no primeiro concurso público da história da Guarda Municipal e confirmou o início do curso de formação de mais 150 aprovados da reserva no dia 19/8. Com isso, até o fim do ano, o efetivo contará com 450 agentes armados, número que deverá chegar a quase mil profissionais, somando os guardas patrimoniais.

“Ano que vem, já vamos realizar um novo concurso para mais 550 policiais municipais. Estamos estruturando uma força robusta, qualificada e equipada. A Guarda existe há 75 anos e só agora, com nossa gestão, conquistou esse protagonismo”, afirmou o prefeito.

Na solenidade, também foram apresentadas cinco novas viaturas da Romu, sendo quatro blindadas, que atuarão nos terminais de ônibus e demais operações urbanas.

O secretário Alberto Siqueira relembrou a criação da Romu em 2023 e prestou homenagem ao prefeito. “Fui resistente no início, mas o prefeito me disse: ‘faça a Romu’. E fez mais do que isso: deu todo o apoio necessário. Em 75 anos de história, nenhum outro gestor fez o que David Almeida está fazendo pela Guarda Municipal”, afirmou o secretário.

Instrutor de tiro e policial civil, João Paulo também destacou o envolvimento do prefeito e a importância do apoio familiar durante o curso. “Nós estivemos lá todos os dias com os agentes. Sei o quanto a família é essencial nesse processo. Cada um que se formou hoje conquistou isso com muito esforço e mérito”, disse.

O formando Madson, que recebeu a insígnia das mãos do prefeito, emocionou-se ao relembrar o esforço da turma. “Foi difícil, mas conseguimos honrar e chegar até o final. O sentimento é de orgulho e alegria”.

Já a formanda Nasser, que recebeu a boina das mãos da filha Ayla, de 3 anos, compartilhou a emoção. “É por ela. Para que saiba o que é viver com honra. Meu sentimento hoje é de gratidão por fazer parte de um grupamento que serve à sociedade com coragem e dedicação”.

Treinamento de elite

Durante 25 dias de preparação intensa, os agentes passaram por treinamentos ministrados por forças de elite como o Comando de Operações Especiais (COE), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Coordenadoria de Recursos Especiais (Choque/Core), 3ª Companhia de Forças Especiais, Divisão de Inteligência e Operações Aéreas (Dioa).

O encerramento da formação marca um novo capítulo na história da Guarda Municipal de Manaus, com foco em valorização profissional, qualificação e fortalecimento da segurança pública em benefício da população.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.