
Prefeito de Parintins declara que 2025 recebeu o maior Festival dos Bumbás da história
Os números e resultados do 58º Festival de Parintins comprovam que este foi o maior evento cultural do município. “Fizemos o maior Festival da história”, declarou o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, após posse dos indicadores de todos os departamentos e áreas que atuaram na festividade ocorrida nos dias 27, 28 e 29 de junho.
Mateus Assayag destacou informações que mostram a grandiosidade e sucesso da festa como dados de público, recursos aplicados (dos governos municipal, estadual e federal), estrutura da cidade, logística e organização geral da festividade. “Nós fizemos o dever de casa e tenho a certeza que fizemos o maior festival de todos os tempos. Fizemos uma grande festa para marcar na história em todos os sentidos, tanto na organização quanto nas apresentações dos bois”, avalia o prefeito.
“A parceria com o governo do estado foi fundamental para que a Prefeitura de Parintins pudesse desempenhar um grande trabalho. Quero aqui agradecer e parabenizar o empenho do governador Wilson Lima em criar condições para um grande Festival”, disse Mateus.
Recorde de Público e renda
O município teve um público recorde em 2025, superando as expectativas dos organizadores. De acordo com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de tráfego Aéreo (CINDACTA IV), o Aeroporto Júlio Belém (Parintins) registrou 1.068 operações aéreas durante o Festival de Parintins, maior que ano passado (979) com uma média de 209 movimentações por dia.
No Porto de Parintins foram registrados o embarque e desembarque de 691 embarcações, ultrapassando a marca de 2024 (550). Por via fluvial, em registrou oficial, entraram no município 105 mil passageiros.
Cultura
De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, cada noite de apresentação de Garantido e Caprichoso contou com a presença em média de 18 mil pessoas. A tradicional Festa dos Visitantes também foi outro evento de destaque com 27 mil pessoas e arrecadou cerca 50 mil itens alimentícios. O Turistódromo, na Catedral do Carmo, recebeu uma média de mais de 50 mil visitantes por dia.
Os órgãos competentes ainda fecham os números oficiais, mas estima-se que mais de 120 mil turistas visitaram o município. Na economia, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), apontou uma expectativa financeira para este ano de mais de R$ 184 milhões, que finaliza ainda o balanço total.
Rede de Proteção
Com atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), a Rede de Proteção realizou diversas ações durante o Festival de Parintins. Foram realizadas 11.023 abordagens de sensibilização e prevenção contra violência sexual e trabalho infantil. A Rede também registrou 16 casos de trabalho infantil contra crianças e 07 contra adolescentes, 12 acolhimentos na Casa de Passagem Vovó Conceição. Foram 55 violações de direitos registradas.
A Rede de Proteção atuou com 332 atores nos 17 plantões, que teve início no dia 26 e término no dia 30 de junho. Foram distribuídos 5.290 materiais de campanha. O grupo atuou com participação de diversas entidades como Semed, Sejusc, Semosp, Sociedade Civil Organizada, Conselhos de Direitos, Sistema de Garantias de Direitos, Conselho Tutelar e Comissariado da Infância.
Sistema de Saúde
Durante o Festival de Parintins 2025, a rede municipal de saúde registrou 3.121 atendimentos, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde. A maior parte ocorreu no Hospital Jofre Cohen (1.479 atendimentos) e na UPA montada no Bumbódromo (1.253 atendimentos). A ação da Prefeitura de Parintins se deu em parceria com Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde.
Os atendimentos também se estenderam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Waldir Viana (186), UBS Galianni (146), UBS Padre Francisco Luppino (36) e no Aeroporto Municipal Júlio Belém (21). Entre os principais procedimentos realizados estão a administração de medicamentos (1.805), aferição de temperatura (716), pressão arterial (544), além de exames como patologia clínica (493), raio-x (144), eletrocardiograma (83) e tomografia (70). Ao todo, foram 811 exames especializados realizados no período. O Serviço Municipal de Resgate também foi acionado para mais de 100 ocorrências.
Infraestrutura, obras e serviços
Os serviços executados pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, foram fundamentais para garantir segurança e conforto à população parintinense e aos milhares de visitantes. Entre as principais ações destacam-se o recapeamento de ruas, como a operação tapa-buraco. Foram utilizadas 250 toneladas de asfalto durante o mês de junho.
A Prefeitura de Parintins também realizou pinturas e revitalização de praças, calçadas e demais espaços públicos. A cidade também contou com a inauguração da Praça Casa D’Irene, do Mercado Municipal Luiz Gonzaga, e da reforma e climatização da área de espera do Hospital Jofre Cohen.
Para aumentar a força de trabalho foram contratadas 300 pessoas do município, gerando também emprego e renda. A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos atuou com Coleta de Lixo 24 horas, dobrando o horário, sendo que a coleta domiciliar aconteceu normalmente com rotas alternativas. Uma equipe de retirada de materiais foi criada para atuar em locais de grande concentração de pessoas. Todo o trabalho de limpeza contou com 240 colaboradores
Importância Política
Mateus também apontou a participação de grandes autoridades políticas de todo o Brasil que demonstra ainda mais importância do Festival de Parintins. “A importância, o significado de nós termos a alta cúpula do Senado Federal e da Câmara Federal é gigantesca. Nós tivemos a oportunidade de conversar, mostrar nossa realidade e nossas necessidades para que a gente possa conseguir novos e maiores investimentos para nossa cidade”, explica Mateus Assayag.
Estiveram em Parintins, durante o Festival, o ministro do turismo Celso Sabino, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, senador Eduardo Braga, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o presidente do Banco da Amazônia (Basa), Luiz Cláudio Moreira Lessa, os deputados federais Sidney Leite, Amom Mandel e Saullo Vianna, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, a deputada estadual Mayra Dias, Fausto Júnior, Alberto Neto, além de prefeitos e vereadores de várias cidades.
Deixe um comentário