FVS-RCP oferece estágio e promove formação prática em saúde pública para universitários

FVS-RCP oferece estágio e promove formação prática em saúde pública para universitários

Estagiários são encorajados a atuar em treinamentos, pesquisas e eventos científicos (Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP)

Como espaço fortalecedor da prática profissional, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinta (FVS-RCP), por meio da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi) oferece estágios a acadêmicos que intensificam o olhar ampliado à Saúde Pública, com vivência prática e teoria nas áreas da vigilância em saúde.

Com 24 estagiários remunerados, além de 13 bolsistas pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), a FVS-RCP oferta, para além da formação técnica, o contato do estudante de graduação com diferentes setores de gestão em saúde pública, voltada para vigilância em saúde, como as vigilâncias sanitária, epidemiológica, ambiental, hospitalar e de qualidade, laboratorial, do trabalhador, além de planejamento e ações estratégicas em saúde pública.

O foco é que os universitários ampliem o olhar para além do mundo acadêmico. “A experiência prática aproxima a teoria da prática e prepara o estudante para atuar de forma crítica em várias áreas. É a oportunidade de conhecer e compartilhar todo o conhecimento adquirido”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Na Fundação, os estágios são coordenados pela Depi que intermedeia a vivência dos acadêmicos na FVS-RCP, proporcionando, aos estudantes, a imersão na vigilância em saúde. Durante o estágio, os alunos realizam práticas relacionadas aos cursos.

“Esse processo de aprendizagem amplia a compreensão dos desafios que são específicos da nossa região, preparando os estudantes para contextos complexos e realidades desafiadoras”, destaca a diretora da DEPI na FVS-RCP, Luciana Fé.

Prática profissional

Na prática, o estágio se fortalece como uma experiência enriquecida que impacta diretamente a formação acadêmica e pessoal. É o que destaca a estagiária Nicolle Bezerra, que atua no Núcleo de Sistema de Informação (Nusi) da Fundação. “É uma grande experiência por ter um diverso leque de aprendizado que a gente pode atribuir”, afirma.

Além dos estágios curriculares, os estudantes têm a oportunidade de se envolver na organização, e participar, de treinamentos, pesquisas e eventos científicos, fortalecendo a disseminação de conhecimento técnico e científico, além dos acadêmicos contribuírem na atualização de protocolos e fortalecimento da vigilância em saúde no estado.

Para a egressa do Paic na FVS-RCP, edição 2022-2023, Gabriela Barros, que desenvolveu pesquisa sobre as ações de vigilância em saúde mental relacionadas ao trabalho, ter feito parte da FVS-RCP contribuiu para o desenvolvimento profissional. “Ampliou muito a minha visão sobre o papel da vigilância em saúde, principalmente da vigilância em saúde do trabalhador”, disse.

Ensino, Pesquisa e Inovação

A experiência vivida pelos estagiários na FVS-RCP reafirma o compromisso da instituição com a formação de profissionais qualificados, sensíveis às realidades do território e preparados para atuar de forma ética e transformadora.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.