Escola ribeirinha participa de consulta pública sobre melhoria da educação

Escola ribeirinha participa de consulta pública sobre melhoria da educação

A comunidade indígena São Thomé, localizada no rio Negro, foi a primeira a receber a consulta pública promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta quinta-feira, 3/7, sobre a aplicação dos recursos da segunda fase do Programa de Expansão e Melhoria da Educação da Rede Pública de Ensino de Manaus (Proemem).

O objetivo da consulta é estabelecer um canal aberto e participativo com as comunidades diretamente afetadas ou beneficiadas pelas obras do programa, promovendo a troca de informações com as equipes responsáveis.

Semed

O titular da Semed, Júnior Mar, reforçou a necessidade de investimentos na área da Educação para oferecer qualidade no serviço prestado, não somente à população, mas à comunidade escolar, bem como melhorar os índices da educação municipal.

“Estamos buscando viabilidade orçamentária, por entender a necessidade do Proemem. Nós tivemos sucesso no Proemem 1 e queremos o 2, porque acreditamos que o investimento certo vai trazer resultados positivos. Nós experimentamos isso com vários programas da Semed Manaus, um deles é o ‘Educa + Manaus’, que elevou a educação de Manaus no ranking nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, pontuou.

De acordo com o arquiteto do Proemem, Pedro Coupé, a realização dessa consulta é fundamental para que a população participe ativamente do programa, que visa ampliar e melhorar a infraestrutura educacional da rede municipal de ensino.

Foco

“Temos foco em sustentabilidade, inclusão e inovação pedagógica. O envolvimento das comunidades nos permite identificar necessidades específicas, esclarecer dúvidas sobre as obras, propor melhorias e garantir que o projeto atenda efetivamente às expectativas locais, respeitando aspectos culturais, ambientais e sociais”, afirma Pedro.

Para o cacique da comunidade, Manoel Chagas da Silva, da etnia Baré, a consulta pública é muito importante para atender as necessidades da comunidade, e um prédio revitalizado irá fazer toda a diferença para todos, uma vez que propicia mais conforto. “A nova escola vai trazer muitos benefícios para nossa comunidade, pois será com placa solar, sem barulho e bem no meio da localidade, facilitando o acesso de todos. É uma conquista importante, um presente de Deus e da equipe da Semed. Estamos muito felizes”, afirmou.

Encontro

O encontro contou com a presença de uma representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a analista de operações da carteira de Educação, Gabriela Couto. Ela conta que a ideia desse momento de consulta é garantir que as necessidades da comunidade sejam consideradas e respeitadas dentro do programa.

“Estamos iniciando o processo de consultas públicas. As consultorias do banco prepararam os documentos ambientais e sociais, avaliando todas as premissas do projeto proposto pela Prefeitura de Manaus. Esses documentos, que compõem o programa, são submetidos à consulta pública. Essa consulta precisa contemplar todos os aspectos contidos nesses documentos: como as obras serão executadas, onde ocorrerão e quais serão as medidas de mitigação para possíveis impactos”, pontuou Gabriela.

Além das visitas, a Consulta Pública Socioambiental também ocorreu presencialmente, nesta sexta-feira, 4/7,  no auditório da Semed, e virtualmente no site da secretaria junto ao link http://54.232.47.205:2222/.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.