
Empresas peruanas e brasileiras fecham parcerias comerciais em Manaus
A Missão Comercial e Logística Peru-Brasil, em Manaus, reuniu empresários dos países em uma extensa rodada de negócios, no Hotel Holiday Inn, no Distrito Industrial nesta quinta-feira (3/7). Vinte empresas peruanas de alimentos, vestuário, artigos plásticos, materiais de construção civil e serviços logísticos tiveram oportunidades de expandir os negócios e fechar parcerias comerciais com empresas do Amazonas e até de outros estados.
O evento organizado pelo Governo do Peru, por meio do Ministério do Comércio Exterior e Turismo e da Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (Promperú), visa fortalecer o intercâmbio de bens e serviços entre os países.
Diretoria
A diretora da Promperú no Brasil, Silvia Seperack informou que durante a rodada de negócios, as empresas peruanas ofertaram, pela primeira vez, seus produtos e serviços em Manaus, um dos maiores polos industriais da América do Sul, além de oito representantes do setor logístico, buscando incentivar e fechar negócios para uso do corredor Brasil-Ásia via Peru, pelos portos de Chancay e Paita.
“Também temos 12 exportadoras que fornecem alimentos, como azeitonas, maçãs, grãos andinos e conservas e empresas de vestimentas que têm roupas para todos os públicos, com destaque para o algodão Pima, do Peru, que é muito reconhecido no mundo”, avaliou a diretora.
Negócios conjuntos
Presente no encontro, a vice-ministra de Comércio Exterior do Peru, Teresa Mera, ressaltou que o Brasil é o primeiro sócio comercial do país na América Latina e o sexto em nível mundial. “Consideramos que abrir essas oportunidades fortalecem ainda mais o comércio entre os países, pois consideramos que há muitas chances de negócios e que podemos seguir crescendo de maneira conjunta”, declarou.
Entre as empresas do Peru na rodada de negócios estavam presentes: Colca Foods, Evand’s Eirl, Indimac Industrial, Wildtex, Super Natural Foods, Rey Export, Texcross, Production & Export Ramirez, Gaby SA, Brunner Importaciones, Carley SCRL, La Marina, Adualink, Corporación Logística Aduaneira, Ransa, Zed Paita, Zed Matarani, Cosco Shopping e Asociación de Exportadores ADEX e Enapu.
Porto de Chancay
CEO da empresa Sanfra, de São Paulo, que atua no transporte internacional e desembaraço aduaneiro, Fábio Kawauchi, participou da rodada de negócios para conhecer novos parceiros comerciais e fornecedores. “Tenho clientes em São Paulo que necessitam de produtos expostos aqui. Então, fazemos essa conexão para ver se tem sinergia e custo viável para importar ou exportar do Brasil para lá”, completou.
Representante da Share Logistics, empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM), Fabrício Monteiro, também aproveitou o encontro para mostrar os serviços logísticas para potenciais clientes do Peru. “Temos uma presença forte no Norte e Nordeste do Brasil e em Manaus, atuamos em grandes movimentações no mercado de energia e infraestrutura”, afirmou Monteiro, ao acrescentar que sua empresa está avaliando a criação de uma rota entre o megaporto de Chancay (Peru), com a capital amazonense.
Deixe um comentário