
Foto: Divulgação/Semsa
A Prefeitura de Manaus vem atuando para qualificar os atendimentos de saúde bucal nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da capacitação e atualização de equipes da atenção primária. A estratégia contribui para um cuidado mais seguro e eficaz à população, aprimorando conhecimentos e habilidades de técnicos de saúde bucal, cirurgiões-dentistas e outros profissionais nas ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.
Como parte desse trabalho, a Semsa realizou um curso de atualização em tratamento restaurador atraumático (ART), técnica minimamente invasiva para prevenção e restauração de cáries, para dentistas dos cinco Distritos de Saúde da rede municipal. A formação iniciou no dia 23 de junho e terminou na tarde desta sexta-feira, 4/7, somando oito turmas, que reuniram todos os profissionais em atividade nas unidades de saúde e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da secretaria.
Conforme o odontopediatra do CEO Leste da Semsa e instrutor do curso de atualização, Diego Cordeiro, a iniciativa visa reforçar a adesão dos profissionais e ampliar o uso da ART nos serviços de restauração dentária no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Ele destaca que a técnica, incluída pelo Ministério da Saúde entre os indicadores de saúde bucal, gera resultados positivos ao longo da vida do paciente.
“Ela preconiza uma filosofia de mínima intervenção, de modo que o tecido dentário é manipulado de forma seletiva, somente com técnicas manuais, contribuindo para que o dente seja mais preservado e fique mais tempo na cavidade bucal dos pacientes”, relata o instrutor.
Diego aponta que a ART tem um caráter atraumático em dois sentidos, um deles porque dispensa o uso de brocas e motores, empregando apenas instrumentos manuais e material odontológico restaurador. “O outro é que ele diminui o trauma do consultório odontológico, o que ajuda muito no controle da ansiedade do paciente”, explica.
Conforme o odontopediatra, pelo fato de ser manual e de não exigir equipamentos especiais, a técnica pode ser aplicada em diferentes âmbitos, além do consultório odontológico das unidades de saúde. “O profissional pode utilizar essa técnica em visitas domiciliares, no caso de pacientes que tenham alguma limitação física, e também em escolas e creches, nas ações de saúde bucal do Programa Saúde na Escola”.
Vantagens
Um dos participantes do curso de atualização foi o cirurgião-dentista da Unidade de Saúde da Família (USF) Gebes de Medeiros, Breno Fernandes. Ele ressalta as vantagens do método atraumático de restauração em relação ao tratamento tradicional.
“Você só precisa de instrumentos básicos e do material restaurador, que endurece sozinho após colocado na cavidade. Com isso realizamos um tratamento mais rápido e evitando a dor do paciente, pois podemos produzir uma cavidade menor, com menos desgaste do dente”, relata.
Breno enfatiza a importância do curso de atualização da Semsa para o aprimoramento dos profissionais e do cuidado em saúde bucal na APS, destacando que a ART é uma inovação mais recente na odontologia.
“Eu me formei há dois anos e tive contato com técnicas minimamente invasivas desde a faculdade, mas alguns profissionais mais antigos podem não ter tido maior contato com essa abordagem. Esse curso é importante para que também esses profissionais possam se atualizar”, pontua.
Educação permanente
A Semsa Manaus promove atividades de formação para os profissionais de saúde bucal de forma regular, dentro das estratégias de educação permanente em saúde da secretaria.
Entre as ações de qualificação promovidas pela Semsa está o curso de prevenção e tratamento dos transtornos do sono na infância, que teve sua primeira turma em 2024 e formou sua terceira no mês passado. Na formação, médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e nutricionistas foram orientados para o manejo dos distúrbios do sono em crianças na rede básica, inclusive com o uso de práticas integrativas e complementares em saúde (Pics).
Ainda neste ano, em janeiro, a secretaria promoveu um curso com foco no atendimento odontológico de pessoas com condições hematológicas, visando aprimorar o atendimento a usuários com dificuldade de coagulação e outros problemas relativos ao sangue. A atividade foi realizada em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) e teve a participação de 90 cirurgiões-dentistas das unidades de saúde e CEOs da rede municipal.
No final do ano passado, 160 cirurgiões-dentistas da rede municipal participaram de um curso de técnicas de restauração em resina composta. De caráter teórico-prático, a formação abrangeu técnicas modernas utilizadas na área odontológica e reuniu profissionais dos cinco Distritos de Saúde, Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural.
A Semsa promoveu ainda, em 2022 e 2023, o curso de capacitação em biópsias e diagnóstico de lesões bucais em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A atividade ocorreu ao longo de cinco meses e teve como objetivo reforçar a prevenção e controle do câncer bucal no município, capacitando cirurgiões-dentistas da rede municipal para o diagnóstico precoce de lesões bucais e cirurgias de biópsia.
Deixe um comentário