Arte urbana e cultura hip hop transformam o bairro Educandos em julho

Arte urbana e cultura hip hop transformam o bairro Educandos em julho

Com o lema “A palafita vence quando todos vencem”, o bairro Educandos, na zona sul de Manaus, recebe a partir deste sábado (05/07) o Graffita Educandos — um projeto de artes integradas que une graffiti, muralismo, lambe-lambe, oficinas, música e encontros comunitários para celebrar e fortalecer a cultura hip hop nas margens urbanas do rio.

O Graffita Educandos é um dos projetos contemplados no Edital de Chamamento Público Nº 12/2024 – Fomento à Execução de Ações Culturais de Hip Hop, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), via Fundo Estadual de Cultura, conforme a Lei nº 14.399/2022, e tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Vivências

Inspirado nas vivências e resistências cotidianas do território, o projeto aposta na arte como ferramenta de transformação social. A estreia acontece a partir das 14h, na rua Boulevard Sá Peixoto, 451, nas proximidades da ponte Antônio Plácido de Souza. A programação é gratuita e voltada a todas as idades.

Arte viva entre muros, pontes e memórias

A abertura contará com intervenções artísticas de nomes da cena urbana como Gnos, Mia Montreal, Slackera, Soney e Teo Onda, que transformarão muros e passagens do bairro em grandes murais que evocam memórias afetivas e a força da cultura Hip Hop como expressão de identidade, resistência e pertencimento.

No vão da ponte, o artista Haisha comanda a oficina Escritas Urbanas com Lambe-Lambe”, com técnicas de colagem e caligrafia inspiradas em referências amazônicas e urbanas. As inscrições são feitas no local e a participação é gratuita.

A programação inclui ainda a exposição fotográfica “Educa Educandos”, que revela o bairro sob múltiplos olhares, além de um animado bingo comunitário, que promete integrar e celebrar os moradores.

Som que vem do corpo e do território

No comando da trilha sonora, o DJ Markito apresenta um set que funde o beiradão amazônico às batidas do Hip Hop, conectando o tradicional ao urbano contemporâneo. O grupo Maracatu Pedra Encantada também sobe ao palco, promovendo um potente diálogo entre culturas populares das periferias.

O evento garante estrutura com sinalização, pontos de hidratação e apoio a pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com acessibilidade e bem-estar coletivo.

O Graffita Educandos terá quatro edições, sempre aos sábados de julho, das 14h às 18h e as atualizações e programação completa pode ser conferida no Instagram: @graffita_educandos.

Sobre a realização

O projeto tem gestão cultural do artista Jorge Liu, produção de Marcelo Rufi, design gráfico assinado por Manuo, registros fotográficos e audiovisuais de ACP, assistência de produção por Cigana do Norte e coordenação de acessibilidade de Estevan Leandro.

Fortalecer laços pela arte

Destinado à comunidade do bairro Educandos e ao público em geral, o projeto visa criar um espaço de valorização cultural, onde crianças aprendem, jovens se expressam e adultos se reconhecem em seu território. Quando a arte pulsa entre as palafitas, todo o bairro vence.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.