Marinha do Brasil amplia Programa Forças no Esporte e beneficia 200 crianças

Marinha do Brasil amplia Programa Forças no Esporte e beneficia 200 crianças

Com o aumento do número de turmas, a iniciativa do Comando do 6º Distrito Naval fortalece as ações educacionais, esportivas e sociais em Ladário e Corumbá (MS) (Foto: Sgt Manfrim/MD)

O Programa Forças no Esporte (Profesp), desenvolvido pelo Ministério da Defesa e coordenado na região pantaneira pelo Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), por meio do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3° BtlOpRib), ampliou seu alcance em Ladário (MS). Com a criação de um novo núcleo e o ingresso de 44 novos participantes, o projeto passa a atender 200 jovens dos municípios de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul. Entre eles está o estudante Yuri Joaquim Moraes, de 10 anos, que, duas vezes por semana, passa a frequentar o Complexo Naval para participar das atividades do programa.

Durante o contraturno escolar, os estudantes têm acesso a reforço nas disciplinas de Português e Matemática, além de aulas sobre datas comemorativas, musicalização, Informática e Artes. As atividades incluem ainda práticas esportivas, como atletismo, futsal, Muay Thai e exercícios voltados ao desenvolvimento da coordenação motora. Nos dias de atividade no Com6ºDN, os jovens recebem alimentação e acompanhamento psicológico.

O impacto do programa é sentido também pelas famílias. Silvana da Costa, avó do estudante Yuri, aguardava há um ano por uma vaga no Profesp para o neto. “Há algum tempo eu buscava uma maneira de inserir o Yuri e minha outra neta em uma atividade como essa, e hoje estou muito feliz por vê-los participando do programa. Como responsável por eles, vejo uma oportunidade de convivência saudável com outras crianças da mesma faixa etária. Acredito que, com essa experiência, eles vão crescer com mais responsabilidade, disciplina e valores”, relatou.

Implantado em 2009, o Programa Forças no Esporte tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, como forma de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e a inclusão social por meio do esporte. As atividades ocorrem de segunda a quinta-feira e, eventualmente, aos finais de semana, os alunos participam de competições esportivas e representações cívico-militares. Desde o início, mais de mil crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, já participaram do programa.

Para a auxiliar de disciplina Janaina Ojeda Bais, da Escola Municipal José de Souza Damy, em Corumbá, os reflexos do programa são percebidos no ambiente escolar e familiar. Ela acompanha 50 alunos no contraturno e observa avanços significativos: “A disciplina melhorou bastante, e os pais nos contam que os filhos também mudaram no dia a dia. É gratificante ver como eles se tornaram referência para os outros colegas. A mudança vai além da parte física; tem impacto psicológico e social. Como auxiliar de disciplina, só tenho a agradecer por essa oportunidade que tem feito diferença na vida das nossas crianças.”

Suellen da Silva Pereira, mãe de Kemily Beatriz, de 13 anos, destacou o amadurecimento da filha com o programa: “Com as atividades do PROFESP, minha filha tornou-se mais responsável e autoconfiante”. Kemily complementou: “As atividades contribuíram diretamente para o desenvolvimento da disciplina na minha rotina. Essa experiência foi essencial para fortalecer minha autoestima e para o meu crescimento pessoal.”

O Comandante do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, Capitão de Fragata (FN) Danilo Lopes da Silva, ressaltou que, por meio dessa ação, a MB reafirma seu papel social, indo além de suas funções operacionais e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, resilientes e preparados para os desafios do futuro.

“A ampliação do Profesp constitui, portanto, uma evidência incontestável de que as Forças Armadas são agentes catalisadores da transformação social, impulsionando, de forma direta, o progresso e o desenvolvimento da sociedade”, afirmou.

Atualmente, o Profesp beneficia crianças e adolescentes de 10 escolas públicas de Ladário e Corumbá, atendendo jovens em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados em instituições públicas de ensino.

Durante cinco anos, o Profesp foi a segunda escola do Marinheiro (Temporário) Luís Flávio de Moraes Rodrigues. O militar participou do programa entre 2015 e 2020 e, com o incentivo dos instrutores, iniciou aulas de boxe. Em apenas quatro meses de treino, conquistou o primeiro lugar no campeonato estadual da modalidade. Hoje, o Marinheiro Luís Flávio continua os treinamentos e está prestes a se tornar instrutor de Muay Thai. No próximo dia 5 de julho, participará do “Corumbá Fight Combat ”, na categoria MMA ( mixed martial arts).

“O Profesp foi uma experiência que teve grande impacto na minha formação. Estudava na Escola Carlos de Castro Brasil, em Corumbá, e o programa complementava muito do que eu aprendia na escola. Foi ali que tive os primeiros contatos com o esporte e aprendi sobre disciplina e respeito”, relatou. Em 2022, ingressou na MB e atualmente serve no Complexo Naval de Ladário (CNLa), onde também auxilia nas aulas de Muay Thai para as crianças do programa. “Poder retribuir o que recebi é muito gratificante”, enfatizou o Marinheiro Luís Flávio.

Agência Gov

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *