Julho Laranja: cuidados com saúde bucal infantil ganham reforço em Manaus

Foto: Divulgação/Semcom

Como parte da programação do “Julho Laranja”, mês de promoção da saúde bucal infantil com foco na prevenção e correção dentária das crianças, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está promovendo uma série de ações de conscientização em unidades de saúde e unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), reforçando junto à população a importância da prática de hábitos saudáveis e do acompanhamento odontológico infantil.

A abertura da programação, que ocorre ao longo de todo o mês, será nesta sexta-feira, 4/7, às 9h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Gebes de Medeiros, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. No local, profissionais e gestores da Gerência de Saúde Bucal e do Distrito de Saúde Leste da Semsa vão realizar uma palestra e ações de prevenção e promoção da saúde bucal, voltadas a gestantes, pais, mães, crianças e comunitários em geral.

Conforme a técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Rebecca Rosas, o “Julho Laranja” incentiva a adoção de hábitos saudáveis desde a gestação, incluindo higiene bucal adequada, aleitamento materno, alimentação balanceada, ingestão regular de água e o abandono de chupetas, mamadeiras e sucção de dedo.

“A proposta da campanha é sempre prevenir e tratar precocemente os problemas dentários, e as ações da Semsa buscam orientar mães, pais e futuros pais para que adotem hábitos saudáveis e levem os filhos desde cedo ao dentista em uma unidade de saúde”, afirma a servidora.

Pré-natal

Rebecca assinala que os cuidados ortodônticos devem iniciar já no pré-natal e seguir nos primeiros meses de vida, com a ida ao dentista para verificação de eventuais anomalias e problemas capazes de afetar o desenvolvimento adequado de funções orais, músculos e ossos da face. Ela relata ainda que, desde 2022, a Semsa tem como indicador o atendimento odontológico de crianças de 0 a 2 anos, com o objetivo de que essa população receba pelo menos duas consultas anuais.

“Caso verifique algum problema, o profissional pode orientar os pais para estabelecer hábitos saudáveis, ou, se identificar a necessidade de tratamento ortodôntico preventivo, a criança é encaminhada a um dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Semsa”, explica a técnica, informando que os CEOs ofertam serviços de odontopediatria até 11 anos e ortodontia preventiva para crianças de 5 a 11 anos com dentição mista, com dentes de leite e permanentes.

O acompanhamento precoce, aponta Rebecca, assegura a saúde bucal adequada da criança e evita problemas no desenvolvimento da dentição e da face, como a má oclusão dentária. “Problemas como a má oclusão dentária podem afetar não só o sorriso, como a respiração, mastigação, deglutição e comunicação, impactando a qualidade de vida e autoestima da criança”.

A servidora acrescenta que o atendimento nos primeiros anos de vida possibilita ainda evitar ou tratar problemas ortodônticos em tempo oportuno, com o uso de aparelhos específicos para a criança. “Isso evita que, no futuro, ela venha a necessitar de tratamentos corretivos mais prolongados e caros”, diz.

Foto: Divulgação/Semcom

Programação

Além da abertura na USF Gebes de Medeiros, a programação do “Julho Laranja” da Semsa contará com palestras, rodas de conversa e outras ações de educação, em unidades de saúde e CEOs da rede municipal, bem como em unidades da rede municipal e estadual de educação, por meio do PSE. Nas atividades, as equipes vão reforçar a importância dos cuidados de saúde bucal e da prevenção e tratamento ortodôntico precoce em crianças.

A agenda da campanha inclui ainda quatro webpalestras e uma live, voltadas a equipes de saúde bucal, gestores e demais profissionais de saúde, além de pais, educadores e comunidade em geral. Os encontros on-line serão realizados pela Semsa em parceria com as universidades federal e estadual do Amazonas (Ufam e UEA), abordando questões relacionadas à temática do “Julho Laranja”.

Qualificação

Rebecca Rosas assinala que, ao lado das ações de conscientização de usuários e de reforço nos atendimentos odontológicos, a Semsa vem investindo na capacitação dos profissionais para os cuidados em saúde bucal na primeira infância, a partir de temas pautados pelo “Julho Laranja”.

Nesse sentido, a servidora relata que a secretaria está concluindo neste mês um curso de atualização para equipes de saúde bucal com foco em restauração atraumática, técnica pouco invasiva para prevenção e controle de cáries que dispensa o uso de brocas e outros equipamentos odontológicos. E, no último mês, formou a terceira turma do curso de prevenção e tratamento de transtornos do sono na infância, voltado a profissionais de saúde bucal e outras áreas da saúde.

“Não somente em função da campanha, mas também de nossas metas e nossos indicadores, estamos buscando qualificar cada vez mais o atendimento a essas crianças nas unidades da rede básica”, resume.

Mobilização

A campanha “Julho Laranja” integra a agenda da Semsa Manaus desde 2022, reforçando as ações da gestão municipal para incentivo à adoção de hábitos saudáveis e ao acompanhamento odontológico desde os primeiros anos de vida.

A mobilização foi instituída no calendário municipal da saúde por meio da Lei nº 3.200, de 14 de novembro de 2023.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *