
Foto: Secom
O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (03/07), o Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) em Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus) para ampliar a presença do Corpo de Bombeiros no sul do Amazonas. Com este, sobe para cinco o número de municípios com novos grupamentos no interior do estado.
A unidade integra o plano de regionalização das forças de segurança e proteção civil do Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da Justiça e prefeituras, e visa fortalecer a capacidade de resposta durante o período de estiagem e em outras situações de emergência.
“Nós estamos entregando mais uma unidade de grupamento com o objetivo de combater as queimadas. Isso vai ser importante no período que se aproxima de estiagem e também servir de proteção civil para a população, porque essa é uma estrutura que será permanente, evitando sinistros como incêndios, fazendo resgates, e as equipes estarão aqui”, afirmou Wilson Lima.
Participaram da comitiva os deputados estaduais Alessandra Campelo, Dr. Gomes, Cabo Maciel, Adjuto Afonso; o prefeito de Lábrea, Gerlando Lopes; o presidente do Partido Liberal (PL) no Amazonas, Alfredo Nascimento; entre outras autoridades.
Essa é a quinta unidade do GCIP entregue pelo governador Wilson Lima em 2025. Antes de Lábrea, já foram inauguradas bases em Tapauá, Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã e Maués. A meta é expandir a estrutura do Corpo de Bombeiros de 11 para 27 municípios com presença fixa até o final do ano, ampliando a cobertura do serviço de emergência no interior.

Foto: Secom
Com área construída de mais de 203 metros quadrados, o GCIP de Lábrea conta com alojamentos masculino e feminino, cozinha, recepção, administração, sala de comando, sala de instrução e garagem. A base está equipada com viatura Auto Tanque Florestal (ATF), com capacidade para 10 mil litros de água, motosserras, moto bombas, esguichos, escadas, lanternas, pulverizadores, cones e outros itens necessários para o combate a incêndios urbanos e florestais.
Nova unidade
A nova unidade conta com um efetivo de cinco bombeiros militares destinados ao município de forma permanente. Além deles, 13 brigadistas foram cedidos pela Prefeitura de Lábrea e vão atuar na base em conjunto com a corporação. Durante o período mais crítico da estiagem, o grupamento contará ainda com o reforço de 17 brigadistas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que atuarão no município por seis meses.
O investimento na implantação do GCIP faz parte de um aporte total de R$ 25 milhões aplicados na criação de bases permanentes no interior. As prefeituras participam com a estrutura física e a cessão de brigadistas, que recebem formação técnica coordenada pelo Corpo de Bombeiros.
Os brigadistas da base de Lábrea passarão por curso de formação com carga horária de 480 horas ao longo de 18 meses. O treinamento abrange combate a incêndios, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e atuação em ocorrências com produtos perigosos. Ao fim do curso, eles serão certificados como Bombeiros Civis, com reconhecimento oficial do Corpo de Bombeiros do Amazonas.
O comandante do GCIP em Lábrea, tenente-coronel Cristiano Ferreira, reforçou a importância da nova estrutura para a região. “O GCIP de Lábrea terá uma função muito importante porque Lábrea é um dos municípios que possui um dos maiores índices de queimadas no estado. Com essa cooperação entre o Governo do Estado, o Município e a Defesa Civil, estamos fortalecendo a capacidade de resposta, tendo aqui permanentemente uma equipe com equipamentos e reforço para atender as emergências locais”, disse.
Deixe um comentário