
Vander Laan Góes deixa legado de 38 anos de serviço público e forte ligação com o Festival de Parintins (Foto: Divulgação)
Faleceu na noite de terça-feira (1º), aos 75 anos, o procurador-geral adjunto da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Dr. Vander Laan Reis Góes. O velório será realizado nesta quarta-feira (2), no auditório Belarmino Lins, na sede da Aleam, das 9h às 16h. Após a cerimônia, o corpo segue para o município de Parintins, onde será sepultado.
Vander Góes era irmão de Fred Góes, presidente do Boi Garantido, que dedicou a vitória do bumbá vermelho e branco no Festival de Parintins de 2025 ao procurador. Fred revelou que o irmão enfrentava problemas cardíacos, que se agravaram nos últimos dias. Além disso, Vander também era pai de Raul Góes, atual diretor jurídico do Garantido, e foi ele próprio diretor jurídico do boi por duas décadas.
Em nota, o Boi Garantido destacou sua contribuição histórica. “Ele viveu o boi desde a infância e contribuiu para a consolidação do festival, deixando como legado o amor incondicional ao Boi Garantido.”
Servidor efetivo da Aleam desde 1987, Vander Góes dedicou 38 anos à instituição, sendo lembrado como um profissional íntegro, respeitado e comprometido com o serviço público. “Sua trajetória foi marcada pela ética, responsabilidade, gentileza e excelência no exercício da advocacia pública”, destacou a Aleam em nota de pesar assinada por todos os 24 deputados estaduais.
O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade, também homenageou o colega. “Sua partida deixa não apenas uma lacuna institucional, mas também um vazio humano que será difícil preencher. Registro minha mais sincera gratidão por tudo o que ele representou para esta Casa e para o serviço público do Amazonas”, disse.
O prefeito de Manaus, David Almeida, também se manifestou. “Ele foi um exemplo de servidor público, um homem íntegro e respeitado, cuja presença marcava os corredores da Aleam com serenidade e sabedoria. Convivi com ele por muitos anos como deputado e presidente da Casa, e guardo com carinho sua postura ética e sua dedicação incansável”, apontou.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Vander Góes será lembrado como um homem conciliador, que aliou técnica jurídica, compromisso institucional e humanidade ao longo de toda sua vida pública. Sua partida representa uma perda significativa para o Amazonas — tanto na esfera política quanto cultural.
Deixe um comentário