
Foto: Altemar Alcântara/Semseg
Gestores da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Prefeitura de Manaus, iniciaram, na manhã desta segunda-feira, 30/6, as tratativas para somar esforços nas ações de fiscalização do sistema de iluminação pública da cidade.
Durante a reunião, foi apresentado o funcionamento do aplicativo Manaus+Luz e também o site onde os agentes da Guarda Municipal poderão informar as ocorrências do sistema de iluminação, seja lâmpada apagada, luminária piscante ou algum problema com o braço das luminárias, entre outras não conformidades.
“Nossa intenção é que a guarda some com a gente nesse processo de fiscalização, visto que eles estão em todas as ruas de Manaus, sobretudo durante o período noturno. Atualmente, um dos problemas que mais prejudicam a funcionalidade do sistema ainda são os furtos de cabos”, informou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira.
A iniciativa foi aprovada pelo titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto de Siqueira. Ele sugeriu que as informações sobre os procedimentos de fiscalização dos serviços públicos essenciais delegados deverão compor o curso de formação dos guardas. “Nós vamos incluir essas informações e procedimentos no próximo curso de formação dos guardas, na disciplina sobre Serviços Públicos”, afirmou Siqueira.

Foto: Altemar Alcântara/Semseg
Nos próximos dias será montada uma programação de apresentação das plataformas de reclamação para as equipes da Guarda Municipal nas duas bases, a do Centro e também na Ponta Negra. Uma nova base deverá ser inaugurada na zona Leste, onde o trabalho de orientação da Ageman também será apresentado.
Conscientização
Ainda durante a conversa, ficou acertado entre os gestores que a Ageman e a concessionária Águas de Manaus vão atuar na conscientização dos moradores do bairro Japiim, na zona Sul, para que eles compreendam que ao aderir às redes de esgoto que estão sendo implantadas na localidade, estarão contribuindo para a despoluição da lagoa do Japiim, localizada no parque onde está instalada a sede da Semseg. O espaço recebe centenas de pessoas para a prática de atividades de esporte e lazer. O lugar está passando por uma ampla revitalização, a exemplo do que ocorreu com a lagoa da Compensa, na zona Oeste. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
“A Ageman entende que saneamento básico vai muito além da infraestrutura. É uma política de saúde, de cuidado com o meio ambiente e de qualidade de vida. Por isso, estamos unindo esforços com a Semseg para conscientizar os moradores do Japiim sobre a importância de se conectarem à rede de esgoto. Essa ação está diretamente ligada à revitalização da lagoa do Japiim, um espaço de convivência, lazer e bem-estar tão querido pela comunidade. A adesão à rede é fundamental para garantir a preservação desse ambiente e o sucesso do trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura, por meio da Semulsp, e pela Águas de Manaus. Queremos que cada morador se sinta parte desse processo, sabendo que sua colaboração tem um impacto real na transformação do bairro e na saúde da cidade”, afirmou o diretor-presidente da Ageman.
Deixe um comentário