
Novos radares de fiscalização de trânsito entram em operação nesta terça-feira (1/7)
Evitar mortes no trânsito e reduzir acidentes são alguns dos objetivos da Prefeitura de Manaus ao iniciar nesta terça-feira, 1º/7, a operação de mais vinte radares de fiscalização eletrônicas em diversos pontos da cidade. Os condutores devem ficar atentos às sinalizações próximo aos equipamentos, obedecer aos limites de velocidade e respeitar os semáforos.
Os equipamentos – instalados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) – tem como principal função resguardar vidas no trânsito da capital, tanto de condutores de veículos quanto de pedestres. Apenas em 2025, Manaus já registrou 118 mortes no trânsito da cidade, o número é preocupante e reforça necessidade de medidas para evitar ocorrências de sinistros.
Fiscalização
Os vinte novos radares de fiscalização compreendem cinco voltados a fiscalização de avanço de sinal e 15 equipamentos de controle de velocidade. Quanto ao avanço de sinal, os equipamentos funcionarão entre 6h e 22h em todos os dias da semana. Mesmo quando os equipamentos não estiverem operando, os condutores devem obedecer aos semáforos. Os controladores de velocidade são divididos em dois grupos: medidores e redutores de velocidade. Os medidores de velocidade estão onde a via já é regulamentada em 60 quilômetros por hora.
Os redutores de velocidade ou lombadas eletrônicas estão instalados em dois pontos onde a velocidade máxima é de 40 quilômetros por hora: na Ephigênio Salles, próximo ao Le Baron (no sentido Coroado para o Amazonas Shopping) e na avenida Rodrigo Otávio nas imediações da Base Aérea. Levantamento dos últimos 10 anos aponta que, nesses locais, concentram os maiores números de tombamento e índice de sinistro envolvendo veículos pesados. Na Ephigênio Salles há uma curva acentuada logo após o ponto da fiscalização e, na Rodrigo Otávio, há uma ladeira muito acentuada, que gera riscos de acidentes de trânsito.
IMMU
O diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, explicou o motivo da instalação destes equipamentos. “A velocidade é um dos maiores fatores de risco de agravo dos acidentes de trânsito. As cidades não foram planejadas para que o veículo ande a uma velocidade maior que 60 quilômetros por hora. Toda essa gestão e controle de velocidade faz parte de um plano nacional de redução de mortes no trânsito que vem sendo capitaneado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em que todas as cidades são signatárias. Em Manaus nós estamos avançando com a fiscalização eletrônica e nesta terça entra em operação mais 20 equipamentos de fiscalização eletrônica, sendo 5 de avanço de sinal e parada sobre a faixa e 15 de controle de velocidade”, explicou.
Quanto à sinalização dos locais onde estão os radares, Guedes destacou que o IMMU tem atendido toda a legislação de trânsito e até colocado sinalização onde não havia obrigação.
Medidores de velocidade
“Os medidores de velocidade eles terão duas placas grandes em braços projetados sobre a via indicando a velocidade à frente e uma placa de velocidade na coluna da fiscalização eletrônica. Ou seja, haverá pelo menos três conjuntos de placas antes da fiscalização eletrônica. Quanto ao avanço de sinal e parada sobre a faixa, não é obrigatória nenhuma sinalização, já que avançar o sinal vermelho para sobre a faixa constitui infração de trânsito, mas nós da prefeitura e do IMMU decidimos instalar identificação no braço do semáforo ou num braço anterior semáforo indicando que ali existe uma fiscalização eletrônica. Haverá ainda legenda no pavimento indicando o limite de 40 km por hora. Desta forma, além de cumprir o que está determinado na legislação, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nas resoluções, ainda estamos reforçando a sinalização com alguns itens que não são obrigatórios”, frisou o diretor de engenharia.
Confira os locais de instalação dos radares:
Radares de velocidade – controlador fixo
01 – Avenida Santos Dumont/Seripa 7 – Tarumã, sentido Oeste
02 – Avenida Santos Dumont/Seripa 8 – Tarumã, sentido Leste
03 – Avenida Professor Nilton Lins, nº 900, Jardim Via Veneto – Flores, sentido Leste
04 – Avenida Professor Nilton Lins, nº 851 – Flores, sentido Oeste
05 – Avenida Torquato Tapajós, nº 5.555 – Innova – Tarumã, sentido Sul
06 – Avenida Coronel Teixeira – em frente à 12ª Região Militar – Ponta Negra, sentido Sul
07 – Avenida Coronel Teixeira/Supermercado Yroyak – Ponta Negra, sentido complexo turístico
08 – Avenida das Torres/Tenente Roxana Bonessi – Nova Cidade, sentido Sul
09 – Avenida das Torres, nº 352 – Nova Galileia – Nova Cidade, sentido Norte
10 – Avenida Autaz Mirim – oposto ao Atacadão da Grande Circular – Coroado, sentido Sul
11 – Avenida Autaz Mirim/Creche Maria Aparecida Silva Dantas – Zumbi dos Palmares, sentido Norte
12 – Avenida Torquato Tapajós – frente ao Nova Era – Da Paz, sentido Sul
13 – Avenida Torquato Tapajós – frente à Fábrica TPV – Flores, sentido Sul
Lombadas eletrônicas – redutores de velocidade
14 – Avenida Ephigênio Salles, nº 1.835 – condomínio Bosque Imperial – Aleixo, sentido Oeste
15 – Avenida Rodrigo Otávio/Rua das Águias – Vila Buriti, sentido Leste
Radares de avanço de sinal vermelho
16 – Avenida Codajás/Avenida Marquês da Silveira – Petrópolis, sentido Oeste
17 – Avenida Codajás/Avenida Marquês da Silveira – São Francisco, sentido Leste
18 – Avenida Paraíba/Avenida André Araújo – Adrianópolis, sentido Norte
19 – Avenida André Araújo (alça)/Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho – Adrianópolis, sentido Leste
20 – Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho/Rua Belo Horizonte – Adrianópolis, sentido Norte
Deixe um comentário