
Foto: Divulgação/Idam
Nesta segunda-feira (30/06), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) encerrou uma ação de emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) em Lábrea (a 702 quilômetros da capital). A atividade beneficiou 30 agricultores familiares, extrativistas e pescadores artesanais da Reserva Extrativista (Resex) Ituxi, situada no município.
A atividade, realizada em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, teve início na quarta-feira (25/06) e, neste último dia, foi realizada uma reunião com o gerente da Unidade Local (Unloc) Idam/Lábrea, Jefferson Pires Araújo Filho, sobre o desenvolvimento da produção agropecuária nas comunidades rurais do município.
“A comunidade é distante e de difícil acesso, são cerca de três dias de barco, e, por conta disso, fazia muito tempo que os produtores não recebiam ações de regularização. Emitimos os documentos e realizamos uma reunião para orientá-los sobre a importância de ter os documentos em dia”, explicou.
Além do CAF, os trabalhadores receberam informações sobre o Cartão do Produtor Primário (CPP), documento essencial para acessar políticas públicas, como crédito rural e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Ainda no encontro, o gerente anunciou que a comunidade será beneficiada com a implementação de um engenho de cana-de-açúcar que foi disponibilizado por outra comunidade do município que não precisa do equipamento.
“O retorno do funcionamento do engenho, desta vez na Resex Ituxi, onde há produção de cana-de-açúcar, vai beneficiar agricultores familiares da reserva e das comunidades adjacentes”, frisou Jeferson Filho.
Deixe um comentário