Ministério escolhe consultoria para impulsionar turismo de observação de aves

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério do Turismo divulgou o resultado do edital de contratação de consultoria para o mapeamento do turismo de observação de aves no país. A bióloga Cecília Licarião — diretora do projeto Aves de Noronha e presidente do Instituto Retriz — foi a profissional escolhida, por meio de processo seletivo conduzido em parceria com a Unesco.

A iniciativa integra um movimento de crescente valorização do Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS), com destaque especial para o segmento de observação de aves, conhecido como aviturismo. Essa modalidade tem ganhado espaço nos mercados nacional e internacional, oferecendo experiências imersivas em ambientes naturais. Além de aproximar as pessoas da natureza, o aviturismo contribui para a conservação da biodiversidade, a educação ambiental, a valorização cultural, a produção de conhecimento científico e a geração de renda para comunidades locais.

A consultoria irá colaborar na realização de estudos, diagnósticos e na sistematização de dados sobre o turismo de observação de aves no Brasil. O trabalho também inclui a identificação de boas práticas – nacionais e internacionais – e o mapeamento de experiências e serviços turísticos existentes, com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes e sustentáveis para o setor.

“Essa iniciativa reforça o compromisso do Ministério do Turismo com o desenvolvimento de um turismo sustentável, que valoriza a natureza, promove a inclusão, fortalece a sociobiodiversidade e movimenta as economias locais, por meio do contato com a biodiversidade brasileira”, destaca a secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio.

Cecília Licarião é bióloga e mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. Atua na conservação de aves e no engajamento de comunidades por meio da ciência cidadã e do turismo de natureza. Fundadora do projeto Aves de Noronha, desenvolve experiências imersivas em áreas protegidas, integrando turismo e conservação ambiental. Em sua trajetória acadêmica, realizou intercâmbio na Universidade do Porto (Portugal, 2012–2013) e na Irlanda, em 2020.

Agência Gov

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.