
Presidente do Inmetro, Márcio André (gravata rosa), após dois anos no cargo, construiu um prestígio admirável, como ficou patente na presença de Márcio Elias Rosa, ministro em exercício do MDIC (à esquerda dele) e Pedro Guerra (direita), representante do presidente em exercício, Geraldo Alckmin
A cúpula do Governo Lula foi a Salvador, ontem (17/06), prestigiar o amazonense Márcio André de Oliveira Brito, engenheiro Ambiental e presidente do Inmetro. Foi na abertura da plenária nacional 2025 da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), em Salvador (BA). Trata-se do encontro de 24 dos órgãos delegados estaduais. O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) é o correspondente deles no Estado. A plenária, um marco na regulamentação brasileira, vai até esta quarta (18/06).
O ministro em exercício do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, pasta à qual o Inmetro é ligado, estava no grupo. Pedro Guerra, chefe de gabinete de Geraldo Alckmin, titular do MDIC e presidente da República, em exercício, também compareceu.
Márcio Brito, à frente do órgão há pouco mais de dois anos, abriu o encontro com Andréa Macera, secretária de Produtividade e Política Regulatória do MDIC. O Inmetro promove o evento via Coordenação-Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (Cored). O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) é o parceiro local. “Nosso desafio é melhorar as relações de consumo no Brasil, incentivando a indústria e o comércio. O grande alvo, que não podemos perder de vista, é o desenvolvimento nacional”, explicou o presidente.
O ministro Márcio Elias Rosa levou à plenária o secretário de Desenvolvimento Industrial do MDIC, Uallace Moreira Lima. Estavam presentes delegados, superintendentes do Inmetro, membros da diretoria executiva e representantes de instituições municipais e estaduais.
Também participaram o superintendente do Inmetro no Rio Grande do Sul, Omer Pohlmann; o representante da cidade de Salvador, Randerson Leal; o presidente do Comitê Gestor dos Órgãos Delegados e Superintendências (CGDIS) e presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), Eliel Gama; e o presidente do Ibametro, Tales Dourado.
Alinhamento
A Plenária marca um momento estratégico de alinhamento institucional, consolidação das ações da RBMLQ-I e reafirmação do papel do Inmetro no desenvolvimento econômico e na proteção da sociedade. Ao longo do evento, foram debatidas estratégias para aprimorar os setores envolvidos, avaliadas as ações da gestão do presidente Márcio André Brito e discutido o planejamento de iniciativas concretas, até o final de 2025.
Destacou-se a importância do encontro como espaço fundamental para alinhar esforços, estabelecer diretrizes e reafirmar o compromisso com o crescimento econômico e a garantia dos direitos dos consumidores.
Em sua fala, o ministro do MDIC em exercício, Márcio Elias Rosa, destacou o papel estratégico do Inmetro e expressou reconhecimento ao trabalho realizado pela Rede. “O Inmetro é uma instituição essencial para o desenvolvimento econômico do país. O Márcio André tem sido uma liderança importantíssima e dignifica a missão do Instituto. Representa muito bem todos os órgãos delegados e as superintendências, nesse trabalho tão relevante”.
Márcio André destacou, no discurso, a relevância institucional do momento. “Essa é a primeira vez que nós temos a participação da cúpula do MDIC. Isso nos deixa muito orgulhosos, porque é uma demonstração e um reconhecimento do trabalho de todo o Sistema Inmetro, ao longo da nossa gestão. Se hoje nós conseguimos alcançar os resultados, no trabalho da atividade delegada, é porque temos a participação e o apoio do Governo Federal”, afirmou.
O presidente do Inmetro também agradeceu ao suporte contínuo do governo federal à instituição e às iniciativas da RBMLQ-I. “Esse apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, tem sido fundamental para que possamos seguir avançando no fortalecimento da infraestrutura da qualidade em todo o País”, ressaltou.
O chefe de gabinete Pedro Guerra ressaltou que recentemente o Inmetro retomou a Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ): “A iniciativa, que marcou os 50 anos da instituição, conta com a participação de dez ministérios e da sociedade civil, em um grande esforço pela modernização da metrologia no Brasil, liderado pelo Inmetro”.
Ainda acerca da ENIQ, a Secretária de Competitividade e Política Regulatória, Andréa Macera, destacou o horizonte de dez anos e metas claras da Estratégia, reforçando o papel fundamental da RBMLQ-I para garantir segurança aos consumidores e competitividade às empresas. “O nosso trabalho é para reduzir desigualdades regionais, promover a inovação, melhorar o acesso a mercados e capacitar profissionais. Nosso desafio é colocar o Brasil entre os 10 primeiros no ranking global de infraestrutura da qualidade”, disse Macera.
Deixe um comentário