12/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Brasil promulga protocolo para construção do sexto satélite com a China

Publicado em 10 de junho, 2025

Brasil promulga protocolo para construção do sexto satélite com a China

Nesta quarta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 12.496, de 9 de junho de 2025 . O documento promulga o Protocolo Complementar sobre o Desenvolvimento Conjunto do Cbers-6, celebrado entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China.

O Protocolo Complementar já havia sido aprovado em dezembro de 2024, por meio do Decreto Legislativo nº 214, de 2024 . O texto, constante do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 361/2024 , foi assinado em Pequim, em 14 de abril de 2023. Ele estabelece os termos para o desenvolvimento e lançamento do sexto satélite da série, o Cbers-6.

Lançamento

Com lançamento previsto para 2028, o CBERS-6 utilizará a Plataforma MultiMissão (PMM), desenvolvida no Brasil e validada na missão Amazônia 1. A carga útil será um radar SAR (Synthetic Aperture Radar) em banda X, fornecido pela China. A principal vantagem da tecnologia SAR é a geração de dados independentemente das condições climáticas.

Essa nova missão complementará os dados das missões ópticas dos satélites anteriores da série CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), com a vantagem de operar tanto de dia quanto à noite, além de realizar observações mesmo com nuvens, brumas, fumaça ou chuva.

O Cbers-6 deverá fornecer dados estratégicos para o planejamento, monitoramento e controle do desmatamento, queimadas, vigilância de fronteiras, estudos urbanos, recursos hídricos e vegetação, vigilância costeira e aplicações na agricultura.

O programa Cbers

satelites03.png

O Programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers) nasceu de uma parceria inédita entre Brasil e China no setor técnico-científico espacial. Com isto, o Brasil ingressou no seleto grupo de Países detentores da tecnologia de geração de dados primários de sensoriamento remoto.

Um dos frutos dessa cooperação foi a obtenção de uma poderosa ferramenta para monitorar seu imenso território com satélites próprios de sensoriamento remoto, buscando consolidar uma importante autonomia neste segmento.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Sindae), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.