
Operadores de turismo percorrem Rota das Emoções e conhecem maravilhas do Nordeste
O Nordeste do Brasil será palco da Famtour Experience Brasil – Rota das Emoções, organizada pela Embratur em parceria com o Sebrae e apoio das Secretarias de Turismo dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
A iniciativa vai apresentar a quatro operadores de turismo espanhóis e quatro mexicanos os atrativos da região os mais de 500 quilômetros da rota, que liga três dos mais icônicos destinos naturais do Brasil: os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE).
Turistas
Juntos, Espanha e o México enviaram mais de 230 mil turistas ao Brasil em 2024. O perfil do público espanhol valoriza destinos com autenticidade e biodiversidade, enquanto os mexicanos demonstram preferência por experiências únicas e sustentáveis, o que faz da Rota das Emoções um roteiro ideal para ambos.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a famtour é uma ferramenta poderosa para inserir o Brasil nos catálogos internacionais de turismo
Destino desejado
“Nosso foco é fortalecer o Brasil como destino desejado, competitivo e sustentável. A Rota das Emoções traduz com perfeição esse propósito, ao oferecer experiências que conectam natureza, cultura e vivências em comunidades locais”, afirma Freixo
Para o Sebrae, a Rota das Emoções é o tipo de produto estruturado que deu certo. “Podemos afirmar, que a Rota é objeto de desejo, inclusive no mercado internacional e é neste contexto que as ações de mercado fortalecem e posicionam o território em outros países. Desta forma, o objetivo é fortalecer esta estratégia no novo contexto do plano de posicionamento do Brasil, no setor do turismo. Com isso, iremos ampliar o mercado com os atrativos de sol e praia, turismo de base comunitária, esportes, evidenciando a diversidade dos produtos turísticos brasileiros”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Rota das Emoções
No circuito, os participantes vão experienciar uma combinação de aventura, cultura e sustentabilidade, com oportunidades de vivência junto às comunidades locais, gastronomia regional e artesanato típico.
Além disso, poderão participar desde jantares nas dunas até imersões com comunidades locais e atividades de aventura como passeios de buggy, caiaque em manguezais e passeio de barco com revoada de pássaros.
Além de conhecerem os destinos, os operadores terão, ainda, encontros de relacionamento com fornecedores locais em Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE) e Jericoacoara (CE). Esses têm o objetivo de aproximar e viabilizar os roteiros em pacotes turísticos internacionais.
“A aproximação entre operadores estrangeiros e prestadores de serviços locais é essencial para transformar o interesse em negócios concretos. Essa ponte impulsiona não apenas o turismo, mas a economia local de maneira sustentável”, destaca Freixo.
Mercado espanhol
A Espanha foi o 11º maior emissor de turistas para o Brasil em 2024, com 132.484 ingressos registrados de janeiro a dezembro. Dentre os espanhóis que viajam internacionalmente, há interesses, acima da média mundial, por turismo de sol e praia (59,7%), cultural (44,2%), gastronômico (33,8%), de bem-estar (26,3%) e ecoturismo (19,8%), de acordo com a Globaldata, em 2024.
Mercado mexicano
O México foi o 15º maior emissor de turistas para o Brasil em 2024, com 99.137 ingressos registrados de janeiro a dezembro.
Dentre os mexicanos que viajam internacionalmente, há interesses, acima da média mundial, por turismo de sol e praia (73,7%), cultural (34,9%), aventura/esportivo (32,3%), gastronômico (31,9%), ecoturismo (27,6%), de bem-estar (22,8%), de cruzeiros (22%) e LGBTQIA (4,6%), de acordo com a Globaldata, em 2024.
Famtour
O famtour consiste em uma ação estratégica realizada em todas as macrorregiões do país para trazer profissionais estrangeiros – operadores e agentes de turismo – ao Brasil e proporcionar uma maior familiarização com os destinos brasileiros. O convite para famtours tem se mostrado altamente eficaz como ferramenta de promoção internacional dos destinos brasileiros.
As atividades fortalecem a promoção e comercialização de experiências turísticas e a diversificação dos portfólios de operadoras e agências de viagens internacionais; proporcionam aos operadores e agentes de viagens o aprofundamento do conhecimento sobre destinos brasileiros; e facilita, a rede de contatos entre os convidados e os trades locais, gerando novas oportunidades de negócios e ampliando as vendas.
Deixe um comentário