
Inmetro participa de fórum internacional sobre metrologia química na França
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou das reuniões do Comitê Consultivo para a Quantidade de Matéria (CCQM) no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), em Sévres, França. O encontro, realizado durante a semana de 7 a 11 de abril, reuniu especialistas de diversos países para discutir o futuro da metrologia em química e biologia, com foco em inovação, sustentabilidade e qualidade das medições.
Representando o Laboratório de Análise Orgânica (Labor), Wagner Wollinger, Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade do Inmetro participou da reunião do Grupo de Trabalho de Análise Orgânica (OAWG) e do workshop de Ressonância Magnética Nuclear quantitativa (RMNq). Pela primeira vez, o Inmetro apresentou uma palestra nesse fórum, abordando parâmetros para o uso da técnica de RMN na determinação do teor de substâncias químicas orgânicas, com resultados expressivos para núcleos como carbono-13 e flúor-19. A participação também incluiu discussões sobre comparações-chave que asseguram o reconhecimento internacional das capacidades de medição e calibração (CMCs) do Instituto.
Análises
Na área de análise de gases, a servidora Andréia de Lima Fioravante, do Laboratório de Análise de Gases (Lanag), representou o Inmetro no 51º Encontro do Grupo de Trabalho de Análise de Gases (GAWG). Ela apresentou os resultados das comparações interlaboratoriais coordenadas pelo Instituto no âmbito do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), incluindo novos dados sobre emissões. As reuniões também abordaram medições isotópicas de dióxido de carbono e metano, além de iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de hidrogênio de baixa emissão de carbono e à mitigação de gases de efeito estufa.
Na área de análise eletroquímica, Fabiano Barbieri Gonzaga, do Laboratório de Análise Eletroquímica (Label), apresentou remotamente os avanços da comparação internacional sobre medição de pH, atualmente coordenada pelo Inmetro, e participou das discussões sobre novas comparações e metodologias.
Avanços
Da mesma forma, o servidor Thiago de Oliveira Araujo, do Laboratório de Análise Inorgânica (Labin), acompanhou remotamente as atividades do Grupo de Trabalho em Análise Inorgânica (IAWG), onde compartilhou os avanços da comparação suplementar sobre elementos em água e foi convidado a coordenar uma nova comparação internacional na matriz cachaça.
Encerrando a participação brasileira, a servidora Janaína Marques Rodrigues acompanhou, de forma remota, a reunião plenária do CCQM, que reuniu todos os grupos de trabalho para apresentar ações em temas prioritários, como gases de efeito estufa, microplásticos, baterias de íon lítio e colaboração com instituições internacionais. Também foram discutidos a revisão do Vocabulário Internacional de Metrologia e programas de capacitação na área de química orgânica.
Deixe um comentário