
Com a reforma tributária, adesão ao regime da autarquia se torna ainda mais estratégica para empreendedores da região (Foto: Divulgação)
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está intensificando o chamado aos microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) para que realizem ou regularizem seu cadastro junto à autarquia. O objetivo é garantir que esses negócios tenham acesso aos incentivos fiscais oferecidos pela Zona Franca de Manaus, que ganham ainda mais importância no cenário da nova reforma tributária.
Em vídeo institucional divulgado nas redes sociais, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que os benefícios fiscais são fundamentais para fortalecer os pequenos negócios na Amazônia. “Com a nova reforma tributária, os incentivos fiscais oferecidos pela Zona Franca de Manaus se tornaram ainda mais estratégicos, pois ajudam a reduzir custos, ampliar investimentos e abrir portas para novos mercados. Mas para ter acesso a esses benefícios, é essencial estar com o cadastro na Suframa também em dia e com o projeto aprovado”, alertou.
Benefícios para os pequenos negócios
Ao se cadastrar, os empreendedores têm acesso a vantagens como isenção do Imposto de Importação (II) para insumos e equipamentos, isenção do IPI em operações na região e redução nas alíquotas de PIS e Cofins. Esses benefícios impactam diretamente na competitividade das empresas localizadas na Amazônia Ocidental — que abrange Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e parte do Amapá —, além das Áreas de Livre Comércio (ALCs).
Cadastro é simples e online
O processo de cadastro é feito de forma digital, pelo sistema CADSUF, disponível no site da Suframa. Para isso, o empreendedor deve preencher um formulário com os dados da empresa, anexar documentos obrigatórios, como CNPJ, contrato social, comprovantes de endereço e identificação dos sócios, além de apresentar um projeto técnico simplificado que comprove a atividade econômica e os objetivos do negócio dentro do modelo incentivado.
Apoio especializado
Para facilitar o processo, a Suframa oferece canais de atendimento para tirar dúvidas e orientar os empresários. O Sebrae Amazonas também é parceiro na iniciativa, oferecendo suporte técnico, consultoria e acompanhamento durante todo o trâmite de cadastro e elaboração dos projetos.
Segundo Bosco Saraiva, este é o momento para os pequenos negócios aproveitarem a oportunidade. “Não é só para grandes indústrias. Micro e pequenas empresas também têm direito aos incentivos da Zona Franca. E agora é o momento de se cadastrar e fazer parte desse novo ciclo de desenvolvimento”, reforçou.
Saiba como se cadastrar
- Portal da SUFRAMA: www.suframa.gov.br
- Sistema de Cadastro: cadastro.suframa.gov.br
- Atendimento telefônico: (92) 3611-7000
- Sebrae Amazonas: www.sebrae.com.br
Deixe um comentário