PPA Participativo 2025: propostas sobre saúde, infraestrutura e educação são as mais votadas

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

Com a proposta de democratizar o planejamento público e fortalecer a participação cidadã na elaboração do orçamento municipal, a Prefeitura de Manaus concluiu a primeira edição do Plano Plurianual (PPA) Participativo. A iniciativa inédita oportunizou os cidadãos manauaras decidirem, por meio digital, as prioridades de investimentos do município para o próximo quadriênio, 2026-2029.

Mais de 2.500 cidadãos participaram da votação, registrando um total de 10.332 propostas votadas, além de 882 sugestões próprias, escritas pelos próprios participantes diretamente na plataforma do PPA Participativo.

A proposta mais votada foi a de “Construir novas Unidades Básicas de Saúde porte 4”, pertencente ao eixo estratégico “Atenção à Saúde”, com 1.302 votos. O tema reflete a principal demanda percebida pelos participantes, que também fizeram da saúde o eixo mais votado, com 38,4% do total, seguido de Infraestrutura e Mobilidade (18,1%) e Educação Básica (17,6%).

A plataforma digital do PPA Participativo, lançada pelo prefeito David Almeida em abril, é mais uma inovação da gestão municipal e permitiu aos moradores de todas as regiões de Manaus opinarem de forma direta sobre o futuro da cidade. Conforme o chefe do Executivo municipal, a prefeitura colocou o cidadão como protagonista das decisões estratégicas da cidade, com transparência, inclusão e responsabilidade.

“Esse resultado mostra que a população está atenta e quer participar ativamente das decisões da cidade. Quando ouvimos as pessoas, conseguimos planejar melhor, investir melhor e cuidar de verdade das necessidades reais da nossa gente”, reforçou o prefeito David Almeida, ao comentar sobre o encerramento da votação popular.

Dados

A maior parte dos participantes foi do gênero feminino, com 61,8% das respostas, e a faixa etária predominante foi de 40 a 59 anos, representando 42,3% dos votantes. O bairro Colônia Santo Antônio liderou em número de participações, com 4.364 votos, dos quais 834 também foram destinados à proposta vencedora sobre novas UBS.

Além das votações digitais, a prefeitura promoveu audiências públicas presenciais em todos os setores urbanos de Manaus, permitindo que mais pessoas contribuíssem de forma ativa. O processo também colheu sugestões diretas da população, totalizando 882 ideias originais, com destaque novamente para os temas de Saúde (40%) e Infraestrutura (32%).

Participação

Segundo o secretário da Semef, Clécio Freire, o PPA Participativo representa uma mudança de paradigma. “O planejamento sempre foi feito de cima para baixo. Agora, ele começa pela base. A população vai decidir”, celebrou.

Com o fim da fase de consulta, as propostas priorizadas serão incorporadas oficialmente ao planejamento orçamentário municipal e divulgadas no portal do programa (ppaparticipativo-ranking.manaus.am.gov.br).

A subsecretária Karliley Capucho reforçou a importância do processo como um marco de inclusão. “Estamos saindo das consultas públicas restritas a auditórios para alcançar toda a cidade com uma ferramenta acessível, democrática e digital”.

O PPA Participativo se consolida como um modelo inovador de gestão colaborativa, sinalizando o compromisso da prefeitura com um planejamento mais inclusivo, transparente e alinhado às reais necessidades da população manauara.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *