Obra da nova sede do Implurb entra na reta final e será entregue no segundo semestre de 2025

Obra da nova sede do Implurb entra na reta final e será entregue no segundo semestre de 2025

A empreitada, que terá mais de 3.500 metros quadrados de área construída, segue com a execução da estrutura metálica do telhado (Foto: João Viana/Semcom)

Com mais de cem colaboradores no canteiro de obras, a Prefeitura de Manaus está finalizando a cobertura do telhado da nova sede administrativa do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em um lote no bairro Tarumã, zona Oeste, no loteamento Parque Mosaico.

A empreitada, que terá mais de 3.500 metros quadrados de área construída, segue com a execução da estrutura metálica do telhado e execução do piso nos blocos nos três andares do imóvel.

Revestimento cerâmico em banheiros e guarita, além da instalação das estruturas nas paredes; infraestrutura de elétrica e dados (fase final); instalações de águas pluviais, esgotamento e sistema de combate a incêndio; e estrutura da fachada para receber os painéis de alumínio composto (ACM) são alguns dos serviços em execução.

Instalações de forro externo e tubulações de condicionador de ar são feitas, assim como as paredes internas em gesso acartonado. A previsão é de entregar a obra no segundo semestre de 2025.

Ocupando um lote cercado por verde, a nova sede terá instalações mais modernas, informatizadas e sustentáveis, ampliando as melhorias de atendimento e serviços prestados à população da capital, incluindo mais vagas de estacionamento e ampliando os setores para receber público e atender as demandas de uma cidade-metrópole com mais de 2 milhões de pessoas. A previsão de conclusão da obra é para o último trimestre de 2025.

“Vamos atender a população com mais conforto e tranquilidade, tendo bastante vagas para estacionamento. Uma obra que representa a evolução do instituto de planejamento ao longo de 23 anos de existência. É uma grande honra estar aqui, trabalhando para termos uma Manaus mais organizada, planejada e que ofereça melhor qualidade de vida à sociedade. O prefeito David Almeida tem sempre apoiado nossas ações, projetos e iniciativas e somos muito gratos pelo trabalho”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Contemporâneo

O projeto arquitetônico prevê uma obra contemporânea, que vai priorizar os espaços abertos, iluminação e ventilação natural. São três pavimentos e uma área central descoberta, para entrada de luz natural e com previsão de ter um grande jardim ao ar livre. Na implantação, estão planejadas áreas arborizadas para uma melhor climatização, contando com estacionamento para o público e funcionários, e acesso por uma guarita.

A proposta da nova sede tem ainda atendimento às normas técnicas de acessibilidade a todos os pavimentos, além de reservatório elevado, lixeiras, subestação, grupo gerador e estação de tratamento de esgoto.

A fachada principal é voltada para a face norte, protegida por brises em alumínio. A estrutura da edificação será em concreto e a cobertura terá telha trapezoidal com revestimento termoacústico. O projeto, desenvolvido pelos arquitetos do Implurb, propõe aos funcionários melhores condições de trabalho e convivência, com ambientes dimensionados de acordo com suas necessidades, espaço reservado para refeitório, praça e jardim.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *