Manaus tem treinamento para integração tecnológica do Disque-Denúncia ao sistema Hexagon

Manaus tem treinamento para integração tecnológica do Disque-Denúncia ao sistema Hexagon

Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), promoveu, nesta segunda-feira, 26/5, o treinamento técnico da equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável pelo Disque-Denúncia. O foco da capacitação foi a utilização do sistema Hexagon, plataforma integrada de atendimento, despacho e monitoramento de ocorrências.

A ação representa mais um passo na consolidação do CCC como espaço de articulação entre os órgãos que atuam na resposta rápida às demandas da população, especialmente nas situações que envolvem crianças, idosos e demais pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Disque-Denúncia

O Disque-Denúncia já operava fisicamente dentro do CCC, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, mas ainda não utilizava a ferramenta. Com o treinamento, os atendentes passam a registrar diretamente no sistema, otimizando o fluxo de informações, integrando-se aos demais órgãos municipais e ampliando a efetividade das ações em campo.

O superintendente do CCC, Sandro Diz, reforçou o papel estratégico da modernização dos fluxos de trabalho. “A qualificação das equipes e a padronização dos processos por meio do uso de ferramentas como o Hexagon são fundamentais para que possamos oferecer respostas mais rápidas, articuladas e eficientes. Esse é o compromisso do CCC: conectar instituições para cuidar melhor da cidade e das pessoas”, destacou.

Benefícios

A gerente do Disque-Denúncia, Socorro Marinho, ressaltou os benefícios da equipe utilizar o sistema e otimizar o atendimento à população. “Agora estamos entrando nesse sistema, o que vai facilitar bastante o recrutamento e o registro dos dados. Pelo que já percebemos, é uma ferramenta bastante ágil, com uma praticidade incrível, inclusive para a averiguação das situações, com retorno praticamente imediato. Acredito que só vai somar para que a gente tenha um resultado ainda mais satisfatório no atendimento às demandas desses segmentos sociais”, afirmou.

Funcionalidade

Com a integração ao sistema Hexagon, a equipe da Semasc passa a contar com funcionalidades que fortalecem a gestão das denúncias como tomada de decisão com base em dados georreferenciados e em tempo real; identificação de áreas críticas por meio do mapeamento de regiões com maior incidência de denúncias; classificação inteligente das ocorrências, permitindo entender padrões por zona da cidade; geração de relatórios analíticos e dashboards dinâmicos, apoiando ações estratégicas e formulação de políticas públicas.

Outras funcionalidades como integração intersetorial com outros órgãos municipais, facilitando o atendimento de casos complexos; rastreamento de atendimentos por tipo, ocorrência e local, fortalecendo a transparência e o controle interno; monitoramento em tempo real das equipes de campo, garantindo mais eficiência nas respostas; padronização dos fluxos de atendimento, assegurando uniformidade e qualidade no serviço prestado à população, também integram a gestão de denúncias.

A iniciativa faz parte dos esforços permanentes da Prefeitura de Manaus para fortalecer sua capacidade de resposta integrada, aprimorar a articulação entre instituições e oferecer à população um atendimento cada vez mais ágil, humanizado e baseado em dados.

Contato

O Disque-Denúncia é um serviço gratuito e sigiloso que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, voltado à proteção de grupos em situação de vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, mulheres e população LGBTQIA+. As denúncias podem ser feitas pelos números 0800 092 1407 e 0800 092 6644.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *