Estudo revela baixa presença de médicos no interior do Amazonas

Estudo revela baixa presença de médicos no interior do Amazonas

Entre os sete estados do Norte, o Amazonas apresenta a terceira menor taxa (Foto: Divulgação)

O estudo “Demografia Médica no Brasil 2025”, divulgado recentemente, aponta um cenário desafiador em relação ao número de médicos no Amazonas, principalmente no interior. O estado tem 1,58 médicos para cada mil habitantes. No interior, são 0,20 para cada mil habitantes. A média do país é de 2,52. Entre os sete estados do Norte, o Amazonas apresenta a terceira menor taxa, atrás apenas do Pará (1,37) e Amapá (1,46).

O estudo, elaborado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) e Ministério da Saúde, mostra uma realidade que precisa ser enfrentada com a ampliação do número de profissionais nas regiões mais desassistidas, apostando na formação de médicos em especial nas cidades do interior.

No interior do Amazonas, a Afya, maior hub de educação e soluções para a médica do Brasil, vem atuando nessa linha, investindo na formação profissional, com oferta de cursos de Medicina. No Amazonas, está presente nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara.

A diretora da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru, Karen Ribeiro, destaca que a “Demografia Médica no Brasil” deixa evidente a distribuição desigual dos profissionais no interior, com relação às capitais. No Norte, no interior, o número de médicos por mil habitantes é inferior a 1,00, com destaque para Roraima (0,13) e Amazonas (0,20), com os indicadores mais baixos.

Interiorização dos cursos

De acordo com Karen Ribeiro, um dos fatores que contribuem para uma mudança do cenário de distribuição dos profissionais é a interiorização dos cursos, como tem sido feito pela instituição. Desde 2019 a Afya está presente em Manacapuru e Itacoatiara, municípios com pouco mais de 100 mil habitantes e importantes polos de saúde do estado. “Formar novos médicos no interior, como tem sido feito pela Afya, é uma estratégia para a fixação desses profissionais na cidade. Claro que outros fatores influenciam nessa decisão, mas esse é um ponto crucial”, ressalta.

Segundo a diretora da Afya de Itacoatiara, Soraya Tatikawa, o edital Mais Médicos, no qual a instituição foi contemplada para a instalação nas duas cidades do Amazonas, é um programa extremamente positivo e de grande contribuição nesse sentido. “Além do trabalho educacional, de formação médica, ainda são realizados, como contrapartida, uma série de investimentos na estrutura de saúde das cidades, com reformas de unidades, aquisição de equipamentos, entre outras iniciativas. Os alunos também desenvolvem projetos que beneficiam diretamente as comunidades. Tudo isso gera o fortalecimento do sistema de saúde”, disse.

As unidades da Afya em Manacapuru e Itacoatiara contam com estrutura de alto nível, com salas de aula para aprendizado através do uso de metodologias ativas, com centro de simulação em saúde, consultórios, laboratórios de anatomia, multidisciplinares, técnicas cirúrgicas e outros, além de oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades práticas.

Para ingresso nas unidades, as inscrições estão abertas para o vestibular do segundo semestre. Em Manacapuru estão sendo ofertadas 53 vagas. Já em Itacoatiara estão disponíveis 50 vagas. As inscrições para Manacapuru podem ser feitas em https://facamedicina.afya.com.br/unidades/manacapuru e para Itacoatiara em https://facamedicina.afya.com.br/unidades/itacoatiara.

Para quem não conseguir realizar a prova nessas datas, há a possibilidade de reagendar o exame, facilitando o processo de ingresso. Em Itacoatiara basta entrar em contato pelo número (92) 99902-4486. Já em Manacapuru o número é (92) 99424-6669.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *