Boi Garantido celebra 25 anos do CITA e fortalece luta indígena no Tapajós

Boi Garantido celebra 25 anos do CITA e fortalece luta indígena no Tapajós

Presença do Boi do Povão marca reconhecimento e apoio às causas dos povos tradicionais (Foto: Jordy Neves)

Neste sábado (24), o Boi Garantido marcou presença na Feira Indígena do Baixo Tapajós e nas comemorações pelos 25 anos do CITA – Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns, em Santarém (PA). O evento reuniu representantes de diversas etnias da região para celebrar a luta, a cultura e os avanços conquistados ao longo de mais de duas décadas de organização dos povos originários.

O ponto alto da participação do boi foi sua apresentação na segunda noite da feira, realizada na Praça Tiradentes. O Boi do Povão reuniu dezenas de perrechés, moradores da cidade e visitantes, fazendo um inigualável show.

O pajé do Boi Garantido, Adriano Paketá, ressaltou a importância simbólica e política da participação do boi no evento, especialmente como representante indígena dentro do próprio Garantido. “Está sendo muito importante participar do 25º aniversário do CITA, esse grande movimento dos povos do Baixo Tapajós, que reúne 14 povos. Estar aqui hoje, representando o nosso Boi Garantido, levantando essa bandeira dos povos indígenas, é uma honra imensa para mim enquanto indígena. É um momento de encontro com outros parentes, de fortalecimento das nossas lutas. O Garantido vem fazendo isso há muitos anos, e agora estamos massificando essa presença, ampliando o nosso papel para que o boi chegue à arena em defesa dos povos, da Amazônia e de toda a ancestralidade que nos move,” destacou Paketá.

O vice-coordenador do CITA, Lukas Tupinambá, destacou a força da presença do Boi Garantido como aliado na luta pela demarcação dos territórios indígenas — inclusive no campo cultural. “Estamos comemorando os 25 anos do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns, e recebendo o Boi Garantido, o Boi do Povão. Agradecemos imensamente essa presença, que para nós significa muito. A partir deste momento — e sempre — é preciso demarcar os espaços, e o Garantido é a nossa voz nesse processo de demarcação cultural. Muito obrigado, Boi Garantido. Que essa parceria siga firme e forte,” afirmou Lukas.

O Boi Garantido levou arte, música e representação da tradição parintinense, reafirmando seu compromisso com os povos indígenas da Amazônia. Durante a celebração, o Garantido foi presenteado com um quadro que representa a saga dos 14 Povos do Baixo Tapajós, entregue pelo cacique Gilson Tupinambá. O quadro retrata a caminhada dos povos em defesa dos territórios, das águas, da floresta e da memória ancestral. O presente ao Boi Garantido é um gesto de irmandade e de reconhecimento à presença do boi na luta desses povos.

O Boi do Povão parabeniza a organização do evento e agradece pelo convite, reforçando seu apoio às causas indígenas e à defesa dos territórios tradicionais. O encontro reafirmou a importância da aliança do bumbá com movimentos originários para a preservação da memória, da identidade e dos direitos coletivos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *