
Para chegar ao mais alto lugar do pódio, o UniNilton Lins enfrentou três adversários em uma única chave (Foto: Divulgação/Faud)
No último final de semana, a equipe de basquete masculino da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins) brilhou mais uma vez nos Jogos Universitários do Amazonas (JUAs) 2025, garantindo o tricampeonato de forma invicta. Este é o terceiro ano consecutivo em que o time se destaca na competição, organizada pela Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud) e com a arbitragem da Federação de Basketball do Amazonas (Febam).
Desempenho impecável em quadra
Para chegar ao mais alto lugar do pódio, o UniNilton Lins enfrentou três adversários em uma única chave. A jornada começou com uma vitória impressionante contra a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), com o placar de 113 a 49.
No segundo jogo, a equipe não teve dificuldades para vencer a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), alcançando um resultado de 108 a 53. E, para fechar com chave de ouro, o último duelo foi contra o Centro Universitário do Norte (Uninorte), onde o UniNilton Lins triunfou por 103 a 56.
A emoção de representar o estado
Vinícius Bezerra, estudante do 6° período de Direito e membro da equipe, expressou sua felicidade após a conquista. “Estamos muito felizes com o resultado e poder garantir o tricampeonato é uma conquista não apenas para o grupo, mas para todos que acreditam em nosso trabalho. Agora, nosso foco é a etapa nacional, e vamos treinar duro para representar o Amazonas e nossa instituição da melhor forma possível”, afirmou.
Resultados das demais equipes
A Ufam conquistou o segundo lugar ao somar duas vitórias, uma contra a Uninorte (59 a 46) e outra contra a Fametro (57 a 48). Já a medalha de bronze ficou com a Uninorte, que venceu a Fametro em uma partida acirrada, com o placar final de 62 a 61.
Em relação ao naipe feminino, a Ufam garantiu a vaga para a etapa nacional por classificação direta.
Xadrez também brilha nos JUAs
A modalidade de xadrez também teve seus campeões definidos durante a competição. No naipe masculino, Eduardo Mesquita, atleta da Ufam, levou a melhor, sendo seguido por André Monteiro e João Victor Siqueira, ambos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que conquistaram a segunda e terceira colocações, respectivamente.
Já no naipe feminino, as atletas Vitória Valares, da Ufam, e Caroline Pimentel, da Faculdade Martha Falcão, garantiram suas classificações diretas para a fase nacional, que contará com os dois primeiros colocados de cada modalidade.
Deixe um comentário