Com música e arte, ‘Intervalo Cultural’ fortalece vínculo de alunos com escola no bairro Nova Cidade

Com música e arte, ‘Intervalo Cultural’ fortalece vínculo de alunos com escola no bairro Nova Cidade

Projeto incentiva que alunos compartilhem seus talentos como forma de estimular a assiduidade escolar (Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc)

Nos últimos dois anos, professores e alunos da Escola Estadual (EE) Ernesto Pinho Filho, localizada no bairro Nova Cidade, encontraram uma maneira de tornar a presença às aulas das sextas-feiras ainda mais indispensável. Com apresentações musicais envolvendo canto e dança, o projeto “Intervalo cultural”, idealizado pelo professor de Língua Portuguesa, Rodrigo Castro, utiliza o horário do lanche para a realização de verdadeiros shows tanto de alunos, quanto de professores.

Na sexta-feira (23/05), o projeto completou dois anos de existência, com uma programação estendida para a comemoração. Incentivando um protagonismo ainda maior dos alunos na unidade de ensino, a escolha da forma de arte a ser apresentada fica à critério do estudante, e, com a companhia dos colegas de sala de aula, grande parte deles se sentem encorajados a mostrar seus talentos artísticos.

“A partir do momento que eles tocam, cantam, declamam poemas, eles se sentem muito à vontade, o que torna o ambiente leve. Alguns alunos têm o período em que se sentem fadigados com a escola, não querem vir, então o projeto passou a ser um incentivo maior, trabalhou a comunicação, e até mesmo a vontade de estar dentro da escola”, afirmou o professor Rodrigo Castro.

Por estar interligado ao horário em que os alunos têm o intervalo para lanchar, nesta sexta-feira, além das apresentações musicais, a escola também incluiu um momento de degustação dos alimentos que são servidos para os alunos como merenda escolar. Para a diretora da unidade de ensino, Carla Monteiro, o projeto atingiu seu objetivo de tornar a escola o local favorito dos estudantes.

“Os alunos se empenham, vem, ensaiam, eles ficam esperando a sexta-feira para que aconteça o intervalo cultural. Os professores também participam, os professores cantam, dançam, então esse é um projeto muito importante para os nossos alunos e para a nossa busca ativa”, ressaltou a diretora.

Música como forma de expressão

Durante a tarde, alunos de todas as turmas realizaram apresentações musicais que foram de ritmo gospel a carimbó. A aluna Kamilly Albertina, do 3º ano, ensaiou com as amigas por três semanas para a apresentação ao ritmo de boi bumbá. E a aluna Larissa Gabrielly, 12, do 7º ano, se apresenta desde o primeiro intervalo cultural realizado na escola e conta que sempre gostou de cantar, mas foi graças ao projeto que perdeu a timidez de se apresentar em público. Hoje, conhecida por boa parte dos alunos, ela canta com uma plateia animada.

“Eu me sinto muito bem, é uma forma de como eu me expresso. Eu acho incrível porque às vezes eu também incentivo outras pessoas a cantarem”, declarou a aluna.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.