Suframa firma acordo com Matias Machline para coordenar Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos

Suframa firma acordo com Matias Machline para coordenar Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos

A Fundação Matias Machline será a responsável pela coordenação técnica, administrativa e financeira do Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos (PPFRH). A instituição foi selecionada para essa função pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), por meio do Edital de Chamamento Público nº 3/2024, e formalizou a parceria com a Suframa por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 02/2025, assinado no dia 14 de maio, com extrato publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23).

Modalidades

Os Programas Prioritários são uma das modalidades na qual as empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), seja produtora de bens e serviços de tecnologias da informação e comunicação, a partir da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus, ou em função das Portarias Interministeriais que definem o Processo Produtivo Básico (PPB), podem investir os recursos direcionado à Amazônia Ocidental e no Amapá. São definidos pelo Capda, com temáticas consideradas de grande relevância para o desenvolvimento regional.

O PPFRH tem como objetivo qualificar profissionais para atuar em setores estratégicos da Amazônia, promovendo a capacitação técnica, científica e gerencial da população local. A proposta é alinhar as competências dos trabalhadores às demandas atuais da indústria, da pesquisa e da inovação, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e o fortalecimento da economia baseada no conhecimento.

Programas Prioritários

O PPFRH é o quarto Programa Prioritário em operação, ao lado do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), coordenado pela Softex Amazônia; do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBIO), coordenado pelo Idesam; e do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), sob responsabilidade do CITS.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *