‘É fácil falar em preservar a Amazônia em Copacabana, que é um aterro’, diz Omar

‘É fácil falar em preservar a Amazônia em Copacabana, que é um aterro’, diz Omar

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi um dos principais defensores da aprovação da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021) pelo Senado Federal, destacando que a nova legislação é fundamental para destravar projetos estratégicos, como a pavimentação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).

Modernização

“A legislação ambiental vai se modernizar e será um marco para as próximas gerações! É pelo licenciamento ambiental que o poder público autoriza a instalação, ampliação e operação de empreendimentos importantes para o País. Alguns exemplos incluem a construção e ampliação de rodovias, aeroportos, indústrias, hidrelétricas e empreendimentos turísticos e urbanísticos, como hotéis e loteamentos, entre outros”, comentou em suas redes sociais nesta sexta-feira.

Com 54 votos favoráveis e 13 contrários, o projeto deve flexibilizar exigências para obras de infraestrutura em todo o país. De acordo com Omar, a burocracia no licenciamento ambiental tem atrasado obras essenciais para a integração e o desenvolvimento da Amazônia.

“Quem vive na região sabe a importância de uma estrada como a BR-319 para salvar vidas e garantir acesso a direitos básicos. Não é quem toma chope em Copacabana que entende nossa realidade”, criticou.

Lei do Licenciamento Ambiental

O senador amazonense também rebateu críticas ao projeto, principalmente as que dizem que ele afeta os direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais.

“É mentira dizer que o indígena não quer celular, energia ou água potável. Eles querem, sim, viver com dignidade. Só que alguns querem mantê-los isolados em nome de uma preservação que só serve para quem está de fora”, completou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *