11/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Programa Brasil Alfabetizado: Secretaria de Educação promove abertura das turmas do ciclo 2025

Publicado em 21 de maio, 2025

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar promoveu a abertura das turmas do ciclo 2025 do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), na noite de terça-feira (20/05). O evento foi realizado na sede do Instituto Semeador, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, onde foi formada uma das 22 turmas atendidas neste ciclo do programa.

O PBA, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo induzir e coordenar o esforço nacional de universalizar a alfabetização entre as pessoas de 15 anos ou mais e estimular a elevação da escolaridade, contribuindo, assim, para a potencialização do exercício da cidadania.

A forma de organização do programa prevê a instalação de turmas em diferentes espaços sociais, como associações de bairro, igrejas e centros comunitários, a fim de evitar grandes deslocamentos das pessoas que precisam se alfabetizar.

“O programa visa exatamente propiciar às pessoas que não tiveram oportunidade de escolarização na idade certa, digamos assim, que elas tenham a oportunidade, neste momento, de ter acesso à educação, de ter acesso ao aprendizado. Estar alfabetizado é ter acesso à educação, e ter acesso à educação é ter conhecimento, consequentemente, ter acesso ao conhecimento é ter liberdade”, ressaltou a secretária executiva adjunta Pedagógica, Georgete Borges.

Superação do analfabetismo

A Secretaria de Educação reafirma o compromisso de resgatar jovens, adultos e idosos, público-alvo do PBA, promovendo a superação do analfabetismo nos municípios de Manaus, Careiro da Várzea e Itacoatiara. Para a gerente do Gaeed, Kátia Mendes, o conhecimento das letras e palavras será um diferencial na vida dos novos estudantes.

“São jovens, senhores e senhoras, que não vivenciaram esse momento do início da alfabetização. A partir daí eles darão continuidade no seu ensino dentro da Educação de Jovens e Adultos”, afirmou a gerente.

O Instituto Semeador atende a comunidade do bairro com ações de saúde, ações solidárias e cursos gratuitos. De acordo com a presidente do instituto, Ieda Veras, a procura por atividades de alfabetização é grande, e, por conta disso, a turma do PBA será um reforço ainda maior para as atividades do instituto.

“Eu acredito que isso vai ajudar muito a comunidade, mais do que o instituto já vem ajudando, então essa parceria com a Secretaria de Educação é fundamental”, ressaltou.

Uma das alunas da turma, Elisabeth Rodrigues, 64, parou de frequentar a escola ainda na adolescência por ter dificuldade em compreender o conteúdo passado em sala de aula. Mesmo com resistência, Elisabeth decidiu se matricular para acompanhar o marido, Raimundo Pereira, 53.

“A gente não tem aquele saber de ler e entender, a gente tenta ler por ler mesmo. Estudando, eu acredito que vai abrir mais a memória e vamos aprender”, declarou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.