Amazonas discute atualização da Política Nacional de Saúde do Trabalhador durante conferência estadual

Amazonas discute atualização da Política Nacional de Saúde do Trabalhador durante conferência estadual

Propostas debatidas no Amazonas serão levadas à conferência nacional, com foco na prevenção e promoção da saúde nos ambientes laborais (Foto: Anne Alves/FVS-RCP e Girlene Medeiros/FVS-RCP)

“As propostas para revisar e atualizar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) estão em andamento no Amazonas”, afirmou a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim. A declaração foi concedida durante a Etapa Estadual da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que encerra nesta quarta-feira (21/05), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

O evento integra as etapas preparatórias da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), convocada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), e reuniu representantes de diversas instituições públicas, entidades sindicais e movimentos sociais comprometidos com a defesa da saúde e da segurança no ambiente laboral.

A participação da FVS-RCP na conferência reforça o papel estratégico da vigilância em saúde do trabalhador estadual dentro das políticas públicas estaduais, além de destacar a importância da integração entre os serviços de saúde, os órgãos de controle e fiscalização para ampliar as ações de prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Ainda segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a atuação conjunta dos entes federativos e a escuta ativa da população trabalhadora são essenciais para que as diretrizes da PNSTT atendam aos desafios contemporâneos do mundo do trabalho. “Estamos em um momento importante e necessário para fortalecer as políticas públicas que assegurem condições dignas e seguras aos trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado e do país”, destaca.

Discussões

Durante a conferência, estão sendo debatidas propostas sobre a ampliação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), fortalecimento da notificação de agravos relacionados ao trabalho, além da valorização da fiscalização das condições laborais em setores públicos e privados. As propostas aprovadas na etapa estadual serão encaminhadas para a conferência nacional, prevista para ocorrer ainda este ano, em Brasília.

Para a coordenadora do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM), da FVS-RCP, Cinthia Santos, a conferência é um momento em que os municípios podem se enxergar nesse processo de como podem atuar em relação à efetivação da Saúde do Trabalhador, da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. “E pensar nessas propostas, como eles vão se organizar para levar essas propostas para a Conferência Nacional”, destaca Cinthia.

Entre as participantes da conferência está a conselheira municipal de Manaus, Lanir Jean. “Cada um de nós, que estamos aqui, temos a contribuir, porque a nossa caminhada dentro do SUS, como controle social, é de suma importância”, afirma.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Manicoré, Tailene Furtado, disse acreditar no evento pelo bem do futuro do trabalhador e trabalhadora. “É um privilégio representar o município de Manicoré. A gente está aqui lutando por uma causa e eu acredito que isso melhoraria muito o nosso futuro. Espero também que as nossas propostas sejam aprovadas”, disse.

Vigilância em Saúde do Trabalhador

A Vigilância em Saúde do Trabalhador foi incorporada à estrutura da FVS-RCP em 2020, consolidando o compromisso do Amazonas com a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e com a prevenção de agravos relacionados às atividades laborais. A equipe atua no monitoramento, investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações de vigilância em saúde do trabalhador.

A coordenação funciona na sede da FVS-RCP, localizada na avenida Torquato Tapajós, nº 4.010, bairro Colônia Santo Antônio, em Manaus, e integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), articulando ações com outras áreas da vigilância em saúde e com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *