Oficina do Circuito da Aids Avançada reúne profissionais para aprimorar manejo da doença e combater o estigma no AM

Foto: Letícia Araújo/FVS-RCP

Com o objetivo de apoiar a implementação do Circuito Rápido de Aids Avançada no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa da Oficina do Circuito da Aids Avançada, que iniciou na segunda-feira (19/05) e encerra nesta terça (20/05), de forma presencial e on-line.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento, além da construção de estratégias para combater a discriminação contra pessoas vivendo com HIV.

O evento reuniu profissionais da saúde, especialistas e sociedade civil para compartilhar experiências, apresentar dados e dialogar a respeito de ações de mitigação de vulnerabilidades sociais que afetam as pessoas vivendo com HIV/Aids no Amazonas, destacando ferramentas, fluxos, organização dos serviços e desafios para a implementação da estratégia.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, pontua as ações de prevenção contra a doença e destacou o papel da fundação no cenário atual. “Reafirmamos nosso compromisso com a saúde pública, ampliando o acesso à informação, à testagem e ao tratamento precoce. Através de iniciativas como o Circuito da Aids Avançada, buscamos fortalecer a rede de cuidado, combater o estigma e garantir que cada pessoa tenha acesso ao acolhimento e à dignidade no enfrentamento do HIV/Aids”, afirma.

De acordo com o coordenador estadual de HIV/Aids da FVS-RCP, Rodrigo Pedroza, o projeto se tornou uma oportunidade aos profissionais da saúde de ajudar a localizar a fragilidade do serviço público. “Esperamos avançar com novas estratégias, dando continuidade a segunda e futura terceira etapa desse projeto, que se iniciou como um projeto piloto, e hoje já é uma realidade mais robusta dentro do nosso estado”, destaca.

Participaram também da iniciativa representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e unidades de saúde que atuam com manejo do HIV na capital e interior do Estado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.