
Idealizado pela artista Márcia Novo, o festival contou com as apresentações de 37 artistas amazonenses (Foto: Jessé Gomes)
Manaus viveu um daqueles momentos que ficam na memória coletiva. No sábado (18), o coração do centro histórico da capital foi palco do Festival Zero92 — um verdadeiro espetáculo da cultura amazonense, realizado com apoio do mandato do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) e que levou cerca de 10 mil pessoas à Rua José Clemente.
Idealizado pela artista Márcia Novo, o festival ocupou o Centro com atrações musicais com a cara do Amazonas. Em dois palcos simultâneos — o Palco Carrapicho e o Palco Teixeira de Manaus — o evento homenageou os dois ícones da música regional e celebrou o talento de 37 artistas amazonenses, que animaram o público do início ao fim.
Durante o evento foi realizada a entrega de um cheque representando, de forma simbólica, os R$600 mil destinados por Amom Mandel, por meio do 2⁰ Edital Participativo de Emendas Individuais.
“O Festival Zero92 é mais do que um evento cultural — é uma política pública concreta de valorização da nossa identidade. Enquanto tem gente gastando recursos com atrações de fora, nosso mandato escolheu investir em quem vive e produz cultura aqui. São os artistas amazonenses que merecem o protagonismo e o reconhecimento”, afirmou o deputado.
A estrutura tomou toda a extensão da José Clemente, da Eduardo Ribeiro à Av. Epaminondas. Em cada canto, uma mostra da riqueza do estado através das comidas típicas e artesanato 100% amazonense. A idealizadora do projeto, Márcia Novo, relembrou o início agradeceu a contribuição.
“Fazer um evento como esse não é fácil, não. Assim como não é fácil ser artista no Amazonas. Quando a gente levou o projeto, eu falei: ‘Amom, eu tô incomodada, mano. Trazem gente de fora, gastam uma grana, e a gente que é daqui, é como se não existisse.’ E ele topou na hora. E é por isso que a gente tá aqui hoje. Porque teve quem acreditasse que isso era possível.”
Entre os destaques das apresentações estiveram nomes como Nunes Filho, Berg Guerra, o apresentador do Boi Caprichoso Edmundo Oram, Amo do Boi Garantido João Paulo Faria, Jucinha Quero Quero, Água Cristalina, Jorge Japa, Grupo Meu Xodó, dentro outros. O Palco Carrapicho contou com a energia contagiante do Trio do Vale revivendo os clássicos do grupo, enquanto o Palco Teixeira emocionou com a apresentação do Aldair Pinheiro e o Grupo do Beiradão.
Além do espetáculo musical, o festival também teve um impacto direto na economia local. Artesãos e empreendedores comemoraram as vendas — teve quem zerou o estoque antes mesmo do fim da noite. O evento ainda contou com parceria da Reciprolab, trazendo a sustentabilidade como eixo da feira de artesanato.
Além das apresentações no sábado, ao longo da semana os artistas amazonenses participaram de oficinas de mixagem de áudio, direitos autorais e empreendedorismo com profissionais renomados de instituições como Ecad, Sebrae e Skuta.
Deixe um comentário