Campanha valoriza negócios que contribuem para proteção da floresta amazônica

Campanha valoriza negócios que contribuem para proteção da floresta amazônica

Reconhecer e valorizar as diversidades naturais e culturais da região amazônica é o propósito da campanha #1AmazôniaDePossibilidades, lançada pelo Lab de Impacto, programa de aceleração do Impact Hub Manaus.

O movimento também visa impulsionar o consumo de produtos e serviços de negócios de impacto socioambiental, colaborando para a economia local em diferentes territórios. A campanha também contou com o reforço de influenciadores da Amazônia na criação de conteúdos digitais para visibilizar e incentivar ainda mais o consumo desses negócios.

Iniciado em 2020, o Lab de Impacto tem se destacado cada vez mais como uma referência regional. O programa proporciona uma ampla capacitação empreendedora, conexão com atores do mercado, capital semente de R$ 30 mil a R$ 100 mil e monitoramento por 36 meses após o fim da jornada. Em três edições, foram mais de 300 negócios inscritos. Atualmente, o Lab apoia 23 negócios da Amazônia Legal que atuam em diversos setores, como alimentação, gestão de resíduos, turismo e moda sustentável.

Campanha

Marcus Bessa, cofundador do Impact Hub Manaus, explica que o foco da campanha é destacar o trabalho dos negócios que são exemplo de inovação socioambiental e somam para o desenvolvimento sustentável em territórios urbanos, rurais e tradicionais na região.

“É um processo de conscientização. Ao consumir produtos desses negócios, os consumidores não só apoiam a economia local, mas também ajudam a proteger a biodiversidade, promover a inclusão social e apoiar o trabalho de mulheres, e comunidades indígenas”, explica.

Negócios

Após construir toda a percepção do negócio, o novo desafio é conquistar espaço no competitivo mercado. Há várias marcas de destaque, cujo impacto vai além de oferecer um produto ou serviço inovador e se reflete no compromisso junto ao meio ambiente, ao fortalecimento da economia local e as populações tradicionais.

“A campanha também é uma forma de reconhecer o trabalho incansável de empreendedores amazônidas que estão transformando a realidade onde atuam”, acrescenta Bessa.

Empreendimentos

Fundada em 2018, a Flor de Jambu é uma marca paraense que busca valorizar e resgatar os sabores da Amazônia com a venda de produtos alimentícios de alto valor nutricional e sabor. A lista inclui compotas, geleias, marmeladas e temperos feitos com frutas e plantas da região.

“A Flor de Jambu é um exemplo de como a gastronomia pode ser uma ferramenta de transformação social”, afirma Carol Vilanova, CPO do negócio.

Marca

Outra marca paraense é a Cacauaré, cujo foco é a manipulação de cacau amazônico para a produção de produtos deliciosos e de alta qualidade, respeitando os princípios de sustentabilidade e comércio justo. O negócio ainda explora a combinação sensorial de outros sabores amazônicos, como o cupuaçu.

“O nosso diferencial é que valorizamos a produção local e o uso de técnicas tradicionais de cultivo do cacau, buscando sempre a preservação ambiental e o empoderamento de produtores locais”, revela Noanny Maia, diretora executiva.

Iranduba

Já em Iranduba (AM), Regina Ramos está à frente da Sapopema Biojoia, uma marca que une arte e sustentabilidade para criar peças únicas de joalheria, como colares e pulseiras, feitas artesanalmente com materiais da floresta, como sementes, madeira e fibra vegetal.

“Cada peça é mais do que um acessório. É um símbolo de resistência cultural e de respeito à biodiversidade da Amazônia”, declara Regina.

Quem valoriza o artesanato indígena e a moda sustentável é o Ateliê Yawa. O negócio acreano cria peças exclusivas que têm como base tecidos naturais, técnicas ancestrais e tradições culturais de povos originários da Amazônia.

“Mais do que gerar emprego para as mulheres da comunidade, ao apoiar as mulheres indígenas na construção de uma economia própria e sustentável, nos tornamos uma plataforma de empoderamento feminino”, afirma Nara Mattos, Coordenadora Geral.

Preservar para o amanhã

Marcus Bessa reforça que entre os principais benefícios de consumir produtos de negócios regionais está a conservação da sociobiodiversidade; o fomento à economia local, a valorização das culturas indígenas e de povos tradicionais; e a sustentabilidade ambiental.

“Ao apoiar estes e outros negócios do portfólio do Lab de Impacto, estamos não só investindo em produtos autênticos e de qualidade, mas ajudando a preservar a Amazônia para as próximas gerações. Junte-se a essa causa e celebre a riqueza da floresta em todos os aspectos”, finaliza. Mais informações sobre a campanha #1AmazôniaDePossibilidades estão disponíveis nas redes sociais @labdeimpacto_ e @impacthubmanaus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.