
Samir Xaud é médico, empresário e presidente da Federação Roraimense de Futebol. Foto: Divulgação
O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, divulgou nota oficial para manifestar seu apoio à candidatura do médico e empresário Samir Xaud para comandar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após o afastamento de Ednaldo Rodrigues.
Samir Xaud é, atualmente, presidente da Federação Roraimense de Futebol e “simboliza a renovação tão exigida por todos que acreditam em um futebol mais transparente, moderno e representativo”, de acordo com Rozenha.
No comunicado, o presidente da FAF também destaca que a trajetória de Xaud é marcada “pela habilidade de construir consensos e por uma visão que contempla o fortalecimento de todas as regiões do país – especialmente o Norte, que por tantas décadas permaneceu distante dos centros de decisão”.
Afastado
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF na última quinta-feira (15/5), por determinação do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Gabriel de Oliveira Zefiro, ao considerar nulo o acordo entre CBF e Supremo Tribunal Federal (STF) firmado em fevereiro, que reconheceu como legal a última eleição da entidade, em 2022. A justificativa foi a “possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, um dos vice-presidentes da confederação.
Neste sábado (17), foi publicado o edital que anuncia a nova eleição da CBF. O pleito está marcada para o próximo dia 25 de maio. A eleição foi convocada por Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, nomeado interventor na quinta-feira (15).
A eleição definirá, além do novo mandatário, mais oito vice-presidentes, três membros efetivos e outros três suplentes para o Conselho Fiscal da entidade. O mandato será para o quadriênio 2025/2029. O registro das chapas, de acordo com o comunicado, será feito a partir deste domingo (18) até terça-feira (20).
Ontem, o atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, informou que concorrerá ao cargo. Ele é o primeiro a confirmar participação no pleito e tem apoio da Liga Forte União (LFU), que representa 32 dos times que disputam as duas primeiras divisões nacionais.

Divulgação
Deixe um comentário