
Foto: Arquivo Sepror
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs) e o Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo), órgãos colegiados para a análise e encaminhamento dos assuntos de interesse do setor primário amazonense, realizam na próxima quinta-feira (23/05) uma reunião conjunta, no auditório da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), no bairro Japiim, zona sul de Manaus.
Com o objetivo de garantir um alcance mais amplo e eficiente das políticas públicas executadas pelo Governo do Amazonas, os dois conselhos, formados por representantes do poder público e da sociedade civil, servem como balizadores para muitos direcionamentos e decisões políticas que afetam diretamente o setor rural do estado.
Para o secretário da Sepror, Daniel Borges, as informações debatidas durante as reuniões do Cedrs e do Ceapo sempre são levadas em consideração antes da execução de novos projetos ou até mesmo se um trabalho deve ser redirecionado ou interrompido. “Os conselhos são uma ferramenta de grande eficiência para a administração pública, pois todos os setores estão representados, tanto da esfera pública quando da esfera privada”, afirma.
Políticas públicas estaduais com grande impacto junto as famílias da agricultura são pautas quase permanentes nos encontros ordinários dos dois conselhos. É o caso do Promecanização e Procalcário, que oferecem aos produtores que aderem a esses programas subsídios elevados, facilitando o acesso e, principalmente, o pagamento.
No caso do Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal e operado no Amazonas pela Sepror, os resultados positivos, ano após ano, ganharam o reconhecimento e o aval dos conselhos para manutenção e continuidade. “O que dá certo é percebido lá fora e trazido para as reuniões dos conselhos. Da mesma forma, se estivermos trabalhando sem resultados, o conselho irá deliberar sobre o assunto”, completa Borges.
Para o encontro do dia 23 de maio, a reunião será conjunta, mas cada conselho tem sua própria pauta e dentro delas está a definição dos calendários das reuniões durante este ano, entre outros assuntos. “É muito importante a presença de todos os representantes das entidades participantes”, finaliza o secretário.
Deixe um comentário