
Foto: Amanda Gonzalez/UEA
A união da 3ª Conta Amazonas e do 3º Festival Amazonas de Turismo (FAT) criou um momento histórico e, ao mesmo tempo, visa fortalecer o turismo no Amazonas. Nesse contexto, os acadêmicos e docentes do curso de Turismo da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Está/UEA) exibiram os projetos de extensão nos dois eventos que ocorrem, simultaneamente, nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, 5.001, Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
O estande conta com todos os projetos da universidade na área de turismo. São eles: Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Cultura Amazônica (Neicam), Núcleo de Apoio às Ideias Empreendedoras (Naie), Observatório de Turismo, Laboratório de Turismo (Labotur), Programa Mais Acesso, Rede de Estudos e Pesquisas em Turismo na Amazônia (Redetur), e Manaus na Palma da Mão.
Para o primeiro dia de programação, a equipe de turismo da UEA preparou uma apresentação sobre os projetos da universidade, como o Mais Acesso, que exibiu o e-book Turismo com Acessibilidade: Perfil do Turista com Deficiência e Diretrizes para Promoção da Acessibilidade, obra mais recente criada pela coordenadora Marklea Ferst. Além disso, um quiz sobre turismo, curiosidades regionais, atuação dos cursos da UEA e temas ligados à cultura, sustentabilidade e hospitalidade está sendo feito aos participantes, com brindes.
Segundo a coordenadora do curso de Turismo da UEA, Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins, é de grande relevância para professores e alunos terem essa experiência, pois torna-se uma oportunidade de conhecer de perto o trade, os municípios turísticos — que também estão com expositores — e poder ter uma rede de network interessante.
“Tudo que eles veem em sala de aula vão poder ver na prática, além de palestras, programação científica. Também ter essa interação, que o turismo é isso, é alegria, é encontro, é estar junto, é falar. E isso, a gente vai viver, com certeza, aqui, no Conta e no FAT”, destacou Claudia Martins.
Finalista do curso de Turismo da UEA, Karina Joselly comentou que carrega um sentimento de pertencimento por participar de um evento tão grande. Acrescentou ainda que sente orgulho “por representar e ajudar outras pessoas a verem o estande, conhecer um pouco sobre os projetos que a gente trabalha dentro da UEA, no curso de Turismo.”
O estande da UEA continuará com a programação neste sábado (17/05), das 14h às 21h. A entrada no evento é gratuita.
Visibilidade
Para a pesquisadora e técnica do Observatório de Turismo e representante do Labotur, Ticiana Oliveira, é uma oportunidade única conseguir reunir vários projetos de extensão e trazer visibilidade para o curso de Turismo da UEA, além de, cada vez mais, promover o turismo na região amazônica, sobretudo no Amazonas. “É um grande privilégio, tanto para o Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas quanto para o Laboratório de Turismo. Uma vez que todos os projetos, todas as práticas, todas as pesquisas ganham visibilidade nesse cenário regional”, disse.
A coordenadora do Mais Acesso, Marklea Ferst, falou sobre o acordo de cooperação técnica do curso de Turismo com o Ministério do Turismo (MTur) e de apresentar a obra Turismo com Acessibilidade, feita a partir de uma consultoria técnica para o MTur. “Nós entendemos que essa parceria com o Ministério do Turismo vem somar e agregar ao curso e a todos os projetos que fazem parte. E divulgar isso aqui, no Conta, é uma oportunidade muito interessante para a nossa universidade, para os nossos alunos, que estão cada vez mais alinhados com a promoção de um turismo sustentável e responsável, seguindo as diretrizes da política nacional do turismo”, reforçou.
Deixe um comentário