
As imagens selecionadas serão impressas em lambes e coladas em diferentes pontos da capital (Foto: Camila Soares)
O projeto Olhares de Manaus realizará uma exposição fotográfica que vai reunir imagens feitas por moradores da capital amazonense. A iniciativa da Cam Produções vai selecionar 10 fotógrafos, profissionais ou amadores, para compor uma galeria virtual e uma intervenção urbana com lambes colados em diferentes pontos da cidade.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até segunda-feira, 19 de maio, pelo link https://bit.ly/olharesdemanaus, também disponível no perfil @olharesdemanaus.oficial, no instagram. Qualquer pessoa interessada em compartilhar sua visão sobre Manaus pode participar, enviando uma fotografia que traduza sua conexão pessoal com a cidade, seja por meio de paisagens urbanas, cenas do cotidiano ou momentos que revelem sua essência.
Não é necessário ter equipamento profissional; fotos feitas com celulares ou câmeras amadoras também são aceitas.
Criado pela produtora cultural Camila Soares, o projeto parte da ideia de que a cidade é vivida e percebida de forma única por cada habitante e tem o objetivo de valorizar as imagens e apresentá-las como arte pública.
“Todos temos uma forma particular de enxergar o lugar onde vivemos. Com os celulares sempre em mãos, capturamos instantes que contam histórias. Queremos que Manaus seja vista através dos olhos de quem a vive”, afirmou.
A curadoria fica a cargo dos fotógrafos Robert Coelho e Raphael Alves, que avaliarão os registros enviados e selecionarão aqueles que melhor representem a diversidade cultural, social e visual de Manaus.
A identidade visual da exposição foi desenvolvida pela arquiteta e designer Anna Alice Leal, que integra a equipe responsável por transformar a capital amazonense em um espaço de diálogo visual entre arte e cidade.
Exposição Urbana
As imagens selecionadas serão exibidas inicialmente em uma plataforma digital e, em seguida, ocuparão as ruas de Manaus na forma de lambe-lambes, criando uma galeria a céu aberto que dialoga com a paisagem urbana da capital.
“Queremos surpreender os manauaras com imagens que contam histórias reais, em locais onde essas histórias se desenrolam”, complementa Anna Alice Leal.
Além de ver seus registros circulando pela cidade, os participantes integrarão um movimento artístico que valoriza a visão dos próprios moradores sobre seu território. É uma oportunidade para artistas, entusiastas da fotografia e manauaras interessados em deixar sua marca nas ruas.
“Já imaginou sua foto estampada nas ruas de Manaus?”, provoca Camila Soares, idealizadora do projeto.
“Olhares de Manaus” foi contemplado no Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Demais Linguagens, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio do Edital nº 005/2023.
Deixe um comentário