FVS-RCP capacita profissionais de saúde para aprimorar atendimento hospitalar durante o Festival de Parintins 2025

FVS-RCP capacita profissionais de saúde para aprimorar atendimento hospitalar durante o Festival de Parintins 2025

A capacitação integra treinamentos nos hospitais com as equipes de saúde e reforço das condutas assistenciais (Foto: Divulgação/FVS-RCP)

Com foco no fortalecimento do fluxo de atendimento em serviços de saúde durante o 58º Festival de Parintins, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, até esta sexta-feira (16/05), uma oficina de preparação para eventos de massa na Ilha Tupinambarana, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A atividade tem como objetivo aprimorar o processo de trabalho da Vigilância Hospitalar, com foco no fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica no ambiente hospitalar, incluindo o monitoramento de eventos adversos, identificação precoce de surtos e apoio à tomada de decisões. A iniciativa visa preparar e atualizar os profissionais de saúde para o possível aumento nos atendimentos durante o Festival.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a atuação da vigilância em saúde durante eventos de massa é realizada em etapas coordenadas. “Atuamos em diferentes frentes de forma integrada com o município, com o objetivo de mitigar riscos que possam impactar a rede de assistência à saúde”, afirma.

Segundo a responsável pela Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, o treinamento integra discussões clínicas, atividades práticas e reforço de condutas, visando aprimorar a assistência em saúde e fortalecer as práticas da equipe de enfermagem.

Agenda de trabalho

12 a 16 de maio – Oficina de Casos Clínicos
A equipe da DVHQ realizou uma capacitação voltada à assistência em eventos de massa, com discussões técnicas, estudo de casos reais e atividades de treinamento em Parintins. O objetivo é aprimorar o raciocínio clínico, a tomada de decisão rápida e o trabalho em equipe sob pressão, preparando os profissionais para o aumento da demanda durante o festival.

1º a 4 de junho – Ação In Loco
Visitas técnicas e orientações práticas nos principais pontos de atendimento hospitalar de Parintins. A iniciativa busca revisar rotinas, ajustar fluxos e alinhar protocolos assistenciais às melhores práticas em vigilância hospitalar e segurança do paciente, com foco em médicos, enfermeiros e demais profissionais da linha de frente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *